Como fazer a capa e o verso do seu livro

Escrito por natalie ray | Traduzido por bruno robson ribeiro dos santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer a capa e o verso do seu livro
Não se contente com uma capa de livro entediante (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Ao contrário da publicação tradicional, a auto-publicação requer que o autor produza a ilustração da capa. Fazer uma capa, frente e verso, atraentes, pode seduzir o leitor a comprar o livro, mas capas mal desenhadas podem fazer com que os leitores nem passem perto da sua obra. De acordo com John Gall, diretor de arte da "Vintage" e "Anchor Books", muitos autores acham difícil conceber as ilustrações das capas. Mantendo algumas diretrizes em mente, você poderá criar a capa do seu livro.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Computador
  • Internet
  • Programa de ilustração de capas

Lista completaMinimizar

Instruções

    Crie um protótipo

  1. 1

    Crie um protótipo em um programa de ilustração. Programas como InDesign, Quark ou Word. Defina a página no programa para o tamanho do seu livro. Você vai projetar o verso no lado esquerdo da tela, e a parte da frente da capa no lado direito, fazendo assim, o esboço de um livro aberto.

  2. 2

    Organize sua capa. Permita bastante espaço para o nome do autor e o título do livro. Deixe espaço para uma foto ou ilustração também. O título e nome do autor podem ser colocados na parte superior ou inferior.

  3. 3

    Deixe espaço para um pequeno resumo do livro, bem como algum comentário dos revisores, caso seja necessário. Deixe um espaço também na parte inferior da capa, para o número de ISBN e o código de barras.

  1. 1

    Se você quiser usar uma foto, escolha uma que leve o mesmo tema do livro. Por exemplo, se o livro for um thriller, escolha uma foto mais audaz. Se o livro é menos dramático, escolha uma foto mais suave e menos ousada. Para um livro de não-ficção, escolha uma imagem que se relacione com o assunto.

  2. 2

    Compre ou crie a imagem da sua capa. Se você sabe usar uma câmera, aproveite para usar no seu trabalho. Caso contrário, compre uma imagem em um site com banco de imagens, como dreamstime.com, istockphoto.com ou fotolia.com. Dependendo das licenças que você compra, você poderá usar as fotos algumas vezes ou de forma ilimitada. Algumas imagens disponíveis em sites são gratuitas (veja as referências 1, 2 e 3)

  3. 3

    Coloque a fotografia na capa, ou se for o caso, em toda a extensão, para criar uma unidade entre a capa e o verso. A parte mais relevante dessa imagem deve estar na capa e não no verso.

    Escolha os tipos e tamanho das fontes

  1. 1

    Escolha as fontes para o título e nome do autor. Não use mais do que duas fontes facilmente legíveis. O "Open Publishing Guide" (Guia de publicação aberta) no site do Rochester's Institute of Technology (Instituto de Tecnologia de Rochester) adverte contra o uso das fontes Comic Sans ou Papyrus. (Veja referência 5)

  2. 2

    Selecione o tamanho da fonte. Escreva seu título e nome do autor na capa do protótipo do seu livro e experimente com diversos tamanhos, até que eles ganhem destaque. O tamanho específico da fonte deve ser baseado no tamanho do seu livro.

  3. 3

    Selecione a fonte e o texto para o verso. A fonte deve ser a mesma que foi utilizada na capa, contudo, o texto pode ser menor. Escolha uma fonte fácil de ler, o tamanho pode variar entre 12 e 14.

    Envie o seu projeto para a impressora

  1. 1

    Salve o projeto no formato solicitado pela sua impressora. A maioria das impressoras prefere um arquivo em .pdf. Se você salvar como .pdf, o formato permanecerá intacto, independentemente do programa com que a impressora abra o arquivo. (Consulte a referência 6)

  2. 2

    Caso sua impressora permita, carregue seu arquivo em .pdf no site da impressora. A impressora poderá ter opções separadas para você fazer upload da sua capa e do manuscrito do livro.

  3. 3

    Caso sua impressora não permita essa opção de upload, mande um e-mail com seu arquivo, anexando na mensagem o seu manuscrito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível