×
Loading ...

O que são caracteres alfanuméricos?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Caracteres alfanuméricos remetem a um conjunto de caracteres constituídos de letras e números. Para ser mais específico, o conjunto alfanumérico contém as 26 letras do alfabeto latino, de A a Z, e os dez algarismo árabes, de 0 a 9. De acordo com o uso, conjuntos de caracteres alfanuméricos podem fazer distinções entre maiúsculo e minúsculo, o que significa que são um total de 36 caracteres, se a distinção não for considerada, ou 62, caso contrário.

Em quantos usos para caracteres alfanuméricos você consegue pensar? (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Letras

O componente relacionado ao alfabeto contém possui as 26 letras do alfabeto latim moderno, utilizado para escritas em inglês, francês, espanhol, italiano e outras. Em alguns casos vemos o uso de acentuações especiais, e em outros não. O alfabeto alfanumérico não possui letras acentuadas e consiste nas 26 letras maiúsculas — A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y e Z — e a 26 letras minúsculas — a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y e z.

Loading...
O alfabeto latino tem sua origem datada de milhares de anos atrás (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Algarismos

O componente numérico do conjunto alfanumérico consiste nos dez numerais do sistema de numeração moderno árabe, usado no mundo inteiro. Os algarismos alfanuméricos são 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

Origem histórica

A palavra alfanumérico, cuja sua origem data de 1912, é uma combinação das palavras "alfabeto" e "numeral". O uso de um conjunto alfanumérico estrito, não incluindo pontuação e acentos, limita os caracteres. Tal limitação permitiu aplicações generalizadas, que vão desde a padronização de impressoras mecânicas, tais como teclados e impressoras ticker-tape, a padronização de nomes de navios da marinha norte-americana. Um simples conjunto de base de caracteres alfanuméricos significava também que diversos sistemas de linguagem poderiam fazer a interface com êxito.

Um antigo sistema eletrônico que utilizava pulsos elétricos para sinalizar caracteres alfanuméricos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Uso moderno

A maioria das pessoas hoje, utilizam um conjunto alfanumérico expandido diariamente nos teclados de seus computadores, pois enquanto teclados modernos frequentemente incluem teclas com pontuação e acentuação, em suas formas mais simples contêm apenas caracteres. Teclados alfanuméricos também são encontrados cada vez mais em celulares e computadores touch-screen, para inserção de textos. Nos últimos 100 anos, caracteres alfanuméricos tornaram-se um pilar da escrita e inserção de dados eletrônicos, sem nenhuma expectativa de desaparecer.

Caracteres alfanuméricos são vistos por todos os lados (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...