Cariótipo masculino normal com o bandeamento-G

Escrito por alex said | Traduzido por cesar duarte
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cariótipo masculino normal com o bandeamento-G
Cariótipo com a técnica de bandeamento-G (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

Um cariótipo é o conjunto de cromossomos que aparece quando uma amostra de DNA de uma pessoa é vista ao microscópio. Um Cariograma com bandeamento-G é uma técnica usada para avaliar certos genes nos cromossomos presentes em um cariótipo. Os seres humanos têm 23 pares de cromossomos. Os pesquisadores usam o bandeamento-G para avaliar o cariótipo masculino normal e verificar alguma anormalidade na sua formação genética.

Outras pessoas estão lendo

Procedimento

Para a análise de um cariótipo normal masculino usando a técnica de bandeamento-G, primeiro colha uma amostra de sangue. Depois congele-a e prepare uma lâmina usando a cultura de células em crescimento da amostra. Daqui em diante, use um método genético. Este processo especial irá corar as bandas nos cromossomos dentro do DNA da amostra de sangue, que contêm os traços genéticos masculinos. Quando o pesquisador coloca a lâmina com as células de sangue sob o microscópio, as bandas ficam pronunciadas marcando os traços genéticos masculinos normais e podem mostrar pequenas anormalidades.

Técnicas

Os médicos e pesquisadores usam dois tipos de técnicas ao avaliar a genética masculina normal usando o bandeamento-G. A primeira técnica envolve o uso de um corante chamado tripsina, que é uma enzima encontrada no trato digestivo. Os pesquisadores coram o material genético masculino com a tripsina e assim podem observar os genes. A segunda técnica envolve o uso de um outro tipo de corante chamado Giemsa. Os dois corantes executam o mesmo procedimento. Porém, enquanto o pesquisador observa os cromossomos com bandeamento-G corados por tripsina sob o microscópio, os cromossomos corados por giemsa serão mostrados em um cariograma, um dispositivo usado para analisar os cromossomos especificamente.

Usos

O bandeamento-G fornece uma gama variada de informações do cariótipo masculino normal. Quando os cromossomos são submetidos ao processo de bandeamento-G, os traços genéticos masculinos específicos são separados dos traços genéticos gerais. Por exemplo, o traço genético que induz a produção dos testículos será diferenciado do gene que induz o crescimento do cabelo, que é um traço geral. Os médicos podem usar este tipo de teste genético para avaliar algum traço anormal no cariótipo masculino. Os cientistas podem usar o teste na avaliação de padrões em cariótipos masculinos normais, com relação a cariótipos masculinos de psicóticos. O bandeamento-G também ajuda a avaliar traços genéticos diferentes que um homem possa transmitir para a sua prole.

Desvantagens

O uso da técnica de bandeamento-G é comum na avaliação do cariótipo normal masculino apesar de ter desvantagens. Ela só fornece uma ideia geral de onde estão os traços genéticos masculinos. Há ainda necessidade de maiores pesquisas sobre o quanto efetiva é esta técnica na determinação dos traços genéticos masculinos normais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível