Casacos masculinos: Como e quais vestir

Escrito por mary avant Google | Traduzido por pamela miranda
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Como escolher o visual que combina com você

Casacos masculinos: Como e quais vestir
Independentemente de seu estilo, as cores neutras sempre são uma escolha inteligente, pois combinam com tudo (Man with Coat image by mhiser from Fotolia.com)

O clássico casaco é uma peça muito versátil que pode ser usada com qualquer visual e até em diferentes estações.

— Colin T. McDonald, estilista

Sejamos sinceros: a maioria dos homens preferiria ver um jogo de futebol ou tomar umas cervejas com amigos do que pensar em moda. E como é compreensível, escolher a roupa perfeita para o trabalho ou para uma saída é complicado, pois leva tempo e ainda por cima não muito divertido. Escolher um casaco pode parecer complicado, seja uma moderna jaqueta de couro ou um sobretudo. Com um pouco de ajuda e algumas dicas, estar bem vestido é algo possível. Só é preciso que você defina seu estilo e tipo de vida. Uma vez feito isso, as escolhas se tornam muito fáceis.

Faça a escolha certa

Casacos masculinos: Como e quais vestir
Um casaco clássico é sempre uma boa opção para qualquer tipo de corpo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Escolher um casaco não é tão simples como pegar uma velha jaqueta e sair. Primeiro, você deve saber quais os tipos de casacos e jaquetas combinam melhor com seu tipo de corpo. Não se preocupe, pois existem aqueles que ficam bem em todos, altos, baixos, gordos ou magros.

Se não for muito alto, evite jaquetas longas. Prefira as que terminam sobre os quadris, como as jaquetas varsity (estilo colegial), que é tendência atualmente. Também pode optar por umas um pouco mais compridas, mas até a metade da coxa. Se não for muito magro, evite jaquetas que acentuem seu estômago. “Não deve usar nada que tenha cinto, evitando centrar atenção na sua cintura", diz Amanda Sanders, especialista em imagem do New York Image Consultant.

Se tiver barriguinha saliente, não use roupas que marquem o estômago. Uma jaqueta com cinto, por exemplo, não vai funcionar. Se tiver uns quilos a mais localizados na metade do corpo, o estilista Colin T. McDonald, de New York, sugere o uso de jaquetas mais compridas que escondam a cintura. Por outro lado, se você for muito magro e quiser parecer um pouco mais encorpado, use jaquetas largas, com lapela ou algum detalhe no pescoço.

Os homens com corpo em "V" – aqueles com ombros largos e cintura mais fina – podem usar qualquer estilo. McDonald, que normalmente sugere comprar roupa um tamanho a mais, diz que homens com esse tipo de formato não precisam seguir essa regra. “Compre roupa do seu tamanho e nunca maior, pois acentuará a parte superior do seu corpo".

Uma roupa para cada ocasião

Casacos masculinos: Como e quais vestir
(Man in Leather Coat image by mhiser from Fotolia.com)

Agora que já sabe qual é a melhor jaqueta ou casaco para seu corpo, confira essas dicas:

"Aonde vou?" Essa é a primeira pergunta que deve se fazer. "Que tipo de ocasião é?" Encontrar um amigo para almoçar, ir a um show com a namorada ou jantar na casa dos pais dela? Cada situação é diferente, por tanto não se pode usar o mesmo estilo de roupa. Se quiser algo mais casual, escolha uma jaqueta estilo militar, um casaco acolchoado ou um clássico trench coat masculino.

O trench coat é uma peça muito versátil que pode ser usada com quase qualquer tipo de roupa e em qualquer momento do ano. McDonald diz que um é essencial em qualquer armário.

Para Sanders, o trench coat pode ser usado em eventos formais, se for comprido, preto e de tecido tipo cashmere ou lã.

De acordo com o clima

Casacos masculinos: Como e quais vestir
Casacos de chuva e corta vento são ideais para climas frios e úmidos (Young Man image by Trevor Goodwin from Fotolia.com)

Depois de definir o tipo de evento, veja também qual o clima de onde você está. Vai chover? Nevar? Nesse caso, use um casaco de chuva que também proteja do vento, aconselha Sanders.

Para lugares com clima moderado – como Rio de Janeiro –, é preciso de uma roupa que aqueça durante a noite e não faça calor durante o dia. As jaquetas corta vento (bastante usadas para ciclistas), clássicas ou informais sempre vão bem em climas moderados. Escolha sempre tecidos leves e respiráveis.

Se começar a esfriar, agasalhe bem. Use roupas mais longas e de tecidos quentes, como lã. Sanders aconselha não usar roupas muito largas para evitar o contato do ar frio com seu corpo.

Escolha o estilo certo

Casacos masculinos: Como e quais vestir
Uma combinação de estilos pode dar um toque de inovação e refinamento ao seu dia a dia (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Quando se preparar para sair, lembre de combinar e misturar.

"Combine una jaqueta de couro com uma camisa, gravata e um jeans escuro", diz McDonald. Essa combinação favorece a você um estilo casual, mas refinado e perfeito para uma noite na cidade.

Lembre também que, em dias frios, é bom usar um casaco que deixe espaço para uma sobreposição. "Sempre compre um tamanho a mais. Talvez, seja necessário usar outras roupas por baixo do casaco e, se apertar, não ficará bem em você", diz McDonald.

Em relação às cores, Sanders sugere usar tonalidades escuras, como azul marinho, verde-azeitona ou preto. Se quiser algo de cor, McDonald explica que as melhores opções são vermelho, azul e verde. “Adoro dar algo de cor a qualquer estilo e em qualquer época do ano”, conta McDonald.

E como a economia vem primeiro, sempre compre roupas de qualidade e que durem mais tempo. “A tendência hoje é a versatilidade", diz Sanders. “É melhor comprar roupas de boa qualidade que durem muitos anos, do que ficar repondo o guarda-roupa sempre."

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível