O que causa o efeito platô na dieta?

Escrito por renee kristi | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa o efeito platô na dieta?
Se o ponteiro da balança não se mexe mais, você deve ter atingido o platô (scale image by PinkShot from Fotolia.com)

O efeito platô acontece em algum ponto de toda dieta. Mas mesmo assim muitas pessoas se surpreendem quando o ponteiro da balança para de se mover. O platô ocorre quando você para de perder peso apesar de continuar seu programa de emagrecimento. A compreensão da dinâmica da perda de peso e a razão do platô ocorrer é o primeiro passo para superar o problema.

Outras pessoas estão lendo

Primeiros estágios da perda de peso

A perda de peso geralmente é rápida nas primeiras semanas de dieta e exercícios. Na verdade, a maior parte da perda de peso nas primeiras semanas refere-se à perda de água. Quando você corta calorias, seu corpo suplementa a energia perdida liberando um tipo de carboidrato que é armazenado nos músculos e no fígado. Este tipo de carboidrato armazena água e quando é queimado para a liberação de energia, libera aproximadamente 4 g de água por carboidrato. Isto reduz a quantidade de água armazenada em seu corpo e resulta em um menor número na balança.

O que causa o efeito platô na dieta?
A perda de peso geralmente é rápida nas primeiras semanas de dieta e exercícios (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Efeito platô na perda de peso

À medida que seu corpo perde gordura e tecido magro, o corpo compensa o processo diminuindo o metabolismo. Isto significa que você começa a queimar calorias por energia a uma taxa menor. Como resultado, seu corpo cria um equilíbrio no qual você está queimando e estocando calorias em taxas iguais. Isto resulta em uma redução na perda de peso ou em um platô.

O que causa o efeito platô na dieta?
À medida que seu corpo perde gordura e tecido magro, o corpo compensa o processo diminuindo o metabolismo (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Hora de avaliar

O efeito platô significa que o programa para perda de peso que funcionou tão bem no início não surtirá mais efeito. Você pode manter sua perda de peso atual, mas não irá perder peso adicional. Então, se você atingiu seu objetivo, não há necessidade de alterar seu programa de peso atual. Entretanto, se você desejar perder mais peso, a única forma de resolver este problema é mudar seu método para a perda de peso.

O que causa o efeito platô na dieta?
Se você desejar perder mais peso, a única forma de resolver este problema é mudar seu método para a perda de peso (Comstock/Comstock/Getty Images)

Vencendo o efeito platô

Para superar o efeito platô, você tem que diminuir seu consumo calórico ou aumentar seu nível de atividade. Se você decidir reduzir as calorias ingeridas, observe sua dieta e reduza mais 200 calorias de seu programa. Apenas faça isto se o seu consumo diário de calorias não se tornar inferior a 1200. Se você optar por aumentar seu nível de atividade física, você pode aumentar o tempo que passa se exercitando em 15 a 30 minutos. Alternativamente, você pode aumentar a intensidade de seus exercícios, como correr mais rápido, adicionar mais peso aos exercícios de resistência ou adicionar pesos aos seus exercícios aeróbicos. Você também pode ingerir menos calorias e ao mesmo tempo aumentar a atividade física. Não importa o que você escolher, o segredo é sempre renovar seu programa para manter seu corpo perdendo peso.

O que causa o efeito platô na dieta?
Para superar o efeito platô, você tem que diminuir seu consumo calórico ou aumentar seu nível de atividade (Creatas/Creatas/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível