Mais
×

O que causa ferrugem nos talheres

Atualizado em 17 abril, 2017

O aço inox não é totalmente à prova de manchas, como muitos gostam de acreditar. A corrosão pode desenvolver-se rapidamente devido a alimentos ácidos, detergentes fortes, temperaturas quentes ou imersão prolongada. No entanto, a ferrugem pode ser evitada com a escolha correta dos talheres e os cuidados adequados, dando aos utensílios um brilho reflexivo e uma vida útil prolongada.

Cuide dos talheres adequadamente e mantenha-os sem ferrugem (spoons, plugs and knifes image by terex from Fotolia.com)

Detergente

O ácido cítrico encontrado nos detergentes de limão ou perfumados corrói a superfície de talheres de aço inoxidável, causando a ferrugem e a aparição de manchas. Compre um detergente que não seja altamente clorado para reduzir a corrosão e não deixe pratos imersos em água a noite toda. A submersão excessiva aumenta a probabilidade de enferrujar. Tenha cuidado ao colocar os utensílios na máquina de lavar louça. Esguichos ou gotas de detergente diretamente sobre os talheres também podem causar ferrugem.

Evite detergentes de limão (lemon image by AGphotographer from Fotolia.com)

Qualidade

O aço inoxidável é composto por uma combinação de níquel, crômio e aço; é possível ver as quantidades de cada metal no verso da embalagem. Talheres com 18/8 ou 18/10 são versões nobres de talheres de aço inoxidável. O primeiro número refere-se ao teor de cromo; o segundo corresponde ao teor de níquel. O cromo aumenta a resistência à ferrugem nos talheres, enquanto o níquel dá o seu brilho.

Compre talheres de boa qualidade para evitar a ferrugem (a steel fork image by timur1970 from Fotolia.com)

Alimentos

Vinagre, maionese, café, sumos cítricos, picles e mostarda podem causar corrosão e ferrugem de talheres quando em contato por muito tempo. Minerais encontrados na água da torneira também pode causar ferrugem. Evite a corrosão não deixando talheres em contato com esses elementos por longos períodos de tempo.

O café pode causar ferrugem em talheres (coffee in coffee image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Limpeza

Lave corretamente talheres para evitar ferrugem. Ao colocá-los na máquina de lavar louça, junte as facas. Posicione-as viradas para baixo na cesta de lavar louça. Isto evitará que as lâminas arranhem outros talheres e impede que ligas diferentes rocem umas contra as outras em altas temperaturas. Remova os talheres na última etapa do ciclo de lavagem e seque-os com um pano macio, pois o ar quente da máquina pode promover a corrosão. Para brilho extra, use um produto de polimento para aço inoxidável.

Seque talheres com um pano macio (soft towels image by Kathy Burns from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article