O que causa nistagmo e lacrimejamento nos olhos de cães?

Escrito por mary lougee | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa nistagmo e lacrimejamento nos olhos de cães?
Pelos longos próximos aos olhos do cão podem ser irritantes (black dog in front image by Georgiy Pashin from Fotolia.com)

Os cães podem ter malformações ou defeitos nos olhos devido a várias doenças ou outras causas, assim como os humanos. O olho é uma área muito sensível para todas as espécies. Irritantes leves, tais como um cílio que toque o globo ocular repetidamente, podem causar irritação extrema com o passar do tempo. Um animal de estimação frequentemente tentará remover o que estiver irritando seus olhos com as patas, e isso pode resultar em arranhões na córnea ou ações que aumentem a dor e o inchaço. Se você perceber que seu animal tem limpado os olhos com frequência, ou notar excesso de lacrimejamento, leve-o para uma consulta com o veterinário para fazer um diagnóstico e tratá-lo.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de nistagmo

O nistagmo é uma condição caracterizada pelo movimento involuntário do olho para frente e para trás. Essa condição tem duas categorias: o periódico e a pendular. Na categoria periódica, um olho se move lentamente para um lado e depois se move rapidamente para o outro; na pendular, o olho se move circularmente e numa velocidade constante. O cão também pode exibir inclinação da cabeça para um lado na tentativa de recuperar o equilíbrio, pois o nistagmo afeta o sistema vestibular que fica no ouvido interno e dá equilíbrio ao animal. Alguns cães vão andar em círculos para aliviar a sensação de tontura.

Causas do nistagmo

Lesões traumáticas provocadas por determinados eventos, como um acidente de carro, podem fazer com que o sistema vestibular não funcione corretamente e exiba movimentos erráticos no olho. Cinomose e infecções virais podem causar danos internos que se apresentam como nistagmo. Cães que vivem em ambientes mais antigos e pintados com tinta à base de grafite podem exibir essas características por conta das toxinas do grafite. Um animal que sofra de hipertireoidismo e produza tiroxina em excesso pode adquirir a condição devido ao mau funcionamento da glândula pituitária. Os sintomas podem aparecer como um sinal de hemorragias ou ataques cardíacos. É melhor levar seu cão ao veterinário para realizar exames tão logo esses sinais apareçam.

Lacrimejamento nos olhos

O lacrimejamento constante nos olhos é uma condição na qual você pode ver secreções claras ou com mucosidade saindo de um ou de ambos os olhos do seu cão. Eles podem estar turvos ao invés de brilhantes, ou podem ter uma película de cobertura sobre eles.

Causas do lacrimejamento dos olhos

Um irritante, como pelos longos perto dos olhos ou sementes de grama que os afetem, podem causar lacrimejamento. Infecções oculares também causam essa condição e só param quando os antibióticos para o tratamento são administrados. Úlceras corneais e glaucoma afetam os olhos e produzem umidade extra. A drenagem lacrimal bloqueada vai permitir que a umidade dos olhos se drene ao redor deles ao invés de drenar naturalmente para baixo do canal lacrimal e para dentro da parte superior da cavidade nasal. Os bloqueios podem facilmente se tornar uma infecção severa do duto nasolacrimal, que é dolorosa para o seu animal. O veterinário pode ser capaz de abrir o duto ao limpá-lo, ou o cão pode precisar de antibióticos injetados diretamente nele.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível