Mais
×

O que pode estar causando a perda de pressão na torneira da minha cozinha?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Perda de pressão na torneira de sua cozinha pode tornar difíceis as tarefas mais cotidianas, como lavar as mãos, cozinhar refeições e lavar pratos. Quando uma torneira de cozinha perde pressão, apenas uma pequena quantidade de água sairá dela quando ligada. Às vezes, este é um problema muito fácil de resolver.

Problemas que causam perda de pressão nas torneiras de cozinha geralmente são facilmente resolvidos (faucet image by Laura Dynan from Fotolia.com)

Design de torneiras

Muitas torneiras modernas são projetadas com cartuchos não laváveis internamente para ajudar o fluxo de água de controle, embora as torneiras mais velhas venham equipadas com arruelas de borracha e plástico que se afastavam da válvula circular quando a água era ligada, permitindo que grandes quantidades dela saíssem pela torneira. As torneiras mais novas têm cartuchos com pequenos buracos pelos quais a água deve percorrer para sair da torneira. Além disso, muitas torneiras modernas têm um sifão na ponta, que, por sua vez, possui vários discos redondos cheios de furos extremamente pequenos no caminho do fluxo de água.

Calcário

O acúmulo de calcário pode ser o culpado quando uma torneira de cozinha perde pressão. Este acúmulo pode se formar nas tubulações de água e no interior da torneira, especialmente se você tiver água muito dura. Quando o calcário cai no interior dos tubos, ele pode viajar dentro do cano com a água e incorporar-se no cartucho ou no dispersador da torneira. Uma vez que o sedimento fecha alguns dos furos pelos quais a água passa, a pressão da água é reduzida.

Sedimentos

Se você fechou recentemente o fornecimento de água para sua torneira da cozinha, os sedimentos podem ser a razão para a baixa pressão. Sedimentos incluem areia, sujeira e outros detritos que possam entrar no abastecimento de água de várias maneiras. Geralmente, o sedimento pode viajar pela torneira sem nenhum problema, mas quando o abastecimento de água é interrompido, a quantidade acumulada nas tubulações já é grande. Quando a água é ligada novamente, o sedimento viaja com a água até a torneira e, posteriormente, entope os orifícios do cartucho e do dispersador, causando diminuição da pressão da água.

Soluções em torneiras

Para remover o acúmulo de calcário ou sedimentos de uma torneira de cozinha, você deve primeiro desativar o abastecimento de água ou terá problemas. Desenrosque a tampa da torneira pois é este o local no qual o aerador está alojado. Retire cuidadosamente as peças e limpe-as, mergulhando em vinagre branco durante a noite se necessário. Anote a ordem das peças para que a torneira possa ser colocada de volta no lugar corretamente. Substitua o arejador e a tampa da torneira, e religue o abastecimento de água. A pressão da água deverá retornar ao normal. No entanto, se isso não acontecer, pode ser necessário substituir o cartucho da torneira. Se for esse o caso, siga as instruções do fabricante da torneira e tome cuidado para substituí-lo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article