Causas do surgimento precoce de fios de cabelo brancos

Escrito por maggie mertens | Traduzido por carol matos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas do surgimento precoce de fios de cabelo brancos
Cabelos brancos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Considera-se como precoce o embranquecimento, ou a perda de pigmentos dos cabelos, quando a situação ocorre antes dos trinta anos de idade. Existe muita especulação quanto às causas do surgimento precoce dos fios brancos, e poucas evidências sustentando qualquer uma das teorias, além da hereditariedade.

Outras pessoas estão lendo

Teorias/Especulação

A teoria mais amplamente aceita como a causadora do surgimento precoce de fios de cabelo brancos é a genética. Outras causas sugeridas são: tabagismo, estresse, desequilíbrio químico, falta de vitamina B12, problemas na tireoide ou excesso de vitamina E ou de equinácea.

Genética

De acordo com um relatório publicado pelo Journal of Investigative Dermatology, em 2005, a idade em que os cabelos brancos aparecem é determinada pela genética. Os cientistas, envolvidos na pesquisa das causas do aparecimento dos cabelos brancos, só podem afirmar que mesmo que o estresse e/ou outros fatores desempenhem um papel marcante, é a genética que provoca a susceptibilidade. Assim, algumas pessoas ficam grisalhas em uma determinada idade, enquanto outras, não.

Fumo

Um estudo publicado no British Medical Journal em 1996 encontrou uma relação entre os fumantes e o surgimento prematuro de fios brancos e perda capilar. Não está claro se a conexão é devido ao envelhecimento precoce provocado pelo cigarro, ou a atuação de toxinas específicas presentes no cigarro que promoveriam a parada da produção de pigmentos pelos folículos capilares.

Estresse

Muitas vezes, o estresse tem sido o culpado pelos cabelos brancos, mas nenhum estudo encontrou provas conclusivas de que ele leve ao embranquecimento dos fios. É mais provável, porém, que se houver uma relação entre o estresse e o surgimento dos fios brancos, a genética ainda desempenhe um papel importante para determinar se uma pessoa é suscetível, ou não, ao embranquecimento precoce dos cabelos associado ao estresse.

Vitaminas

Uma reportagem da CNN publicada em 1999 afirmava que a vitamina E e a equinácea estão entre certas ervas e suplementos conhecidos por causar o embranquecimento precoce dos fios de cabelo. A falta de determinadas vitaminas também está associada ao problema, principalmente a vitamina B12. Também os distúrbios da tireoide e a anemia perniciosa, uma doença que deixa o organismo incapaz de absorver a vitamina B12, estão associados ao surgimento prematuro dos fios de cabelo brancos.

Visão do especialista

Um artigo sobre cabelos brancos, publicado em fevereiro de 2009, no Journal of the Federation of American Societies for Experimental Biology (FASEB), sugere que a catalase, enzima em baixas concentrações na pele sem pigmentos, quebra o peróxido de hidrogênio. O artigo associa os níveis da enzima e do peróxido de hidrogênio à falta do pigmento em cabelos brancos, e os cientistas esperam conseguir usar essa informação para determinar por que essas substâncias químicas estão sendo desativadas precocemente.

Equívocos

Muitas pessoas associam estresse e envelhecimento precoce ao surgimento de cabelos brancos, embora os especialistas afirmem não se tratar disso, ou pelo menos nada ter sido comprovado. As pessoas que ficam com os cabelos brancos precocemente não têm vidas mais curtas do que as outras, significando que a questão não está relacionada ao envelhecimento precoce do organismo. Outros equívocos em relação ao problema envolvem a crença de que um couro cabeludo pouco saudável poderia levar ao embranquecimento dos fios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível