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Comparação nutricional entre quinoa vermelha e quinoa branca

Atualizado em 25 agosto, 2018

A quinoa é tão nutritiva que a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (ONU) nomeou-a o grão do ano em 2013. Comparada a outros grãos, como trigo ou arroz, a quinoa é a melhor fonte de proteína, bem como de uma série de vitaminas e minerais. Como outros grãos, a quinoa está disponível em diferentes cores, incluindo a vermelha e a branca. Apesar de serem o mesmo grão, há sutis diferenças nutricionais entre a quinoa vermelha e a branca.

A cor das sementes de quinoa é determinada pela camada de resina e pela quantidade de saponina (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Contagem de calorias

Há pouquíssima diferença de calorias entre a quinoa vermelha e a branca. Uma porção de 1/4 de xícara de chá de quinoa vermelha crua contém 170 calorias, enquanto que a mesma porção de quinoa branca contém 172 calorias.

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Carboidratos e fibras

Uma porção de 1/4 de xícara de chá de quinoa vermelha contém 32 g de carboidratos e 5 g de fibras, enquanto que a mesma porção de quinoa branca contém 31 g de carboidratos e 3 g de fibras. Se você estiver tentando aumentar a ingestão de fibras, a quinoa vermelha é a melhor opção. Isso ajuda a controlar a fome e a melhorar a saúde do coração e reduz o risco de diabetes tipo 2.

Gorduras e proteínas

A quinoa vermelha e a branca possuem a mesma quantidade de proteínas por porção, mas possuem sutis diferenças no teor de gordura. Uma porção de 1/4 de xícara de chá de ambos os grãos contém 6 g de proteínas, enquanto que a mesma porção de quinoa vermelha contém 2 g de gordura e a branca, 3 g. Ao contrário de outros grãos, a quinoa contém altas quantidades de lisina, um aminoácido essencial, o que a torna uma fonte de proteína de alta qualidade.

Teor de micronutrientes

Quando se trata de vitaminas e minerais, a quinoa branca é a melhor opção. Uma porção de 1/4 de xícara de chá de quinoa branca crua corresponde a 12% do valor diário de ferro, 50% do valor diário de riboflavina e 23% do valor diário de fósforo. A mesma porção de quinoa vermelha corresponde a 10% do valor diário de ferro e fósforo e 15% do valor diário de riboflavina. Tanto o ferro como a riboflavina auxiliam na manutenção de glóbulos vermelhos saudáveis e o fósforo é necessário para manter dentes e ossos saudáveis.

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Referências

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