Mais
×

Como fazer uma caverna em miniatura para crianças

Atualizado em 24 fevereiro, 2018

Sócrates usou uma caverna para ilustrar seu ponto de vista de que nós não sabemos realmente o que é real e o que não é. Arqueólogos que participam na exploração contínua do Projeto de Cavernas Regionais na Belize Ocidental e documentação de artefatos Maias cerimoniais, especulam sobre o significado e o propósito dos desenhos, ossos e artefatos encontrados dentro de câmaras subterrâneas. Geólogos formam teorias sobre as forças que formam e transformam as próprias cavernas. Criar uma caverna em miniatura oferece uma oportunidade para testar teorias da formação da caverna e recriar as condições que existiam quando os artefatos das cavernas estavam em uso.

Instruções

Você pode fazer um modelo desta caverna (ice cave 2 image by Juraj from Fotolia.com)
  1. Infle um balão redondo até que fique com 30 cm de diâmetro.

  2. Misture o pó de gesso com água na bandeja plástica, conforme indicado na embalagem.

  3. Molhe o tecido ecológico no gesso. Molde o tecido encharcado no balão, seguindo suas dobras. Deixe secar por 10 minutos.

    Molde o balão com o tecido encharcado (sunny burlap background image by joanna wnuk from Fotolia.com)
  4. Uma vez que o gesso começou a definir, mas não esteja completamente endurecido, espete um furador afiado através do tecido em vários lugares para estourar o balão e criar pequenos buracos em toda a superfície exterior de seu modelo de caverna.

  5. Cuidadosamente amplie alguns buracos no topo da caverna para uns 3 mm de diâmetro ou mais, mas menores do que 1,25 cm de diâmetro

  6. Misture uma segunda remessa de gesso. Derrame a massa de gesso sobre sua caverna para que escorra pelos buracos no topo e para dentro da caverna. Deixe secar por uma noite.

  7. Use uma tesoura ou estilete para cortar um buraco no lado de sua caverna. O gesso escorrido deve ter criado estalactites e estalagmites.

    Estalagmites e estalactites são o resultado do fluxo de minerais (cave,stalactite,stalagmite,rocks,rock formations, image by Earl Robbins from Fotolia.com)
  8. Coloque sua caverna em um pedaço de 45 cm quadrados de madeira compensada com 3 mm de espessura. Use o musgo, fibras de sisal, galhos, borra de café, areia e pó de serragem para criar uma paisagem texturizada para a entrada de sua caverna.

O que você precisa

  • Um balão redondo com 30 cm de diâmetro
  • Gesso
  • Água
  • Bandeja plástica
  • Tecido ecológico
  • Um furador afiado
  • Tesoura
  • Quadrado de 45 cm de madeira compensada de 3 mm
  • Musgo espanhol, fibra de sisal, galhos, borras de café, areia e serragem
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article