on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma caverna em miniatura para crianças

Atualizado em 18 junho, 2018

Sócrates usou uma caverna para ilustrar seu ponto de vista de que nós não sabemos realmente o que é real e o que não é. Arqueólogos que participam na exploração contínua do Projeto de Cavernas Regionais na Belize Ocidental e documentação de artefatos Maias cerimoniais, especulam sobre o significado e o propósito dos desenhos, ossos e artefatos encontrados dentro de câmaras subterrâneas. Geólogos formam teorias sobre as forças que formam e transformam as próprias cavernas. Criar uma caverna em miniatura oferece uma oportunidade para testar teorias da formação da caverna e recriar as condições que existiam quando os artefatos das cavernas estavam em uso.

Instruções

Você pode fazer um modelo desta caverna (ice cave 2 image by Juraj from Fotolia.com)
  1. Infle um balão redondo até que fique com 30 cm de diâmetro.

    Loading...
  2. Misture o pó de gesso com água na bandeja plástica, conforme indicado na embalagem.

  3. Molhe o tecido ecológico no gesso. Molde o tecido encharcado no balão, seguindo suas dobras. Deixe secar por 10 minutos.

    Molde o balão com o tecido encharcado (sunny burlap background image by joanna wnuk from Fotolia.com)
  4. Uma vez que o gesso começou a definir, mas não esteja completamente endurecido, espete um furador afiado através do tecido em vários lugares para estourar o balão e criar pequenos buracos em toda a superfície exterior de seu modelo de caverna.

  5. Cuidadosamente amplie alguns buracos no topo da caverna para uns 3 mm de diâmetro ou mais, mas menores do que 1,25 cm de diâmetro

  6. Misture uma segunda remessa de gesso. Derrame a massa de gesso sobre sua caverna para que escorra pelos buracos no topo e para dentro da caverna. Deixe secar por uma noite.

  7. Use uma tesoura ou estilete para cortar um buraco no lado de sua caverna. O gesso escorrido deve ter criado estalactites e estalagmites.

    Estalagmites e estalactites são o resultado do fluxo de minerais (cave,stalactite,stalagmite,rocks,rock formations, image by Earl Robbins from Fotolia.com)
  8. Coloque sua caverna em um pedaço de 45 cm quadrados de madeira compensada com 3 mm de espessura. Use o musgo, fibras de sisal, galhos, borra de café, areia e pó de serragem para criar uma paisagem texturizada para a entrada de sua caverna.

Loading...

O que você precisa

  • Um balão redondo com 30 cm de diâmetro
  • Gesso
  • Água
  • Bandeja plástica
  • Tecido ecológico
  • Um furador afiado
  • Tesoura
  • Quadrado de 45 cm de madeira compensada de 3 mm
  • Musgo espanhol, fibra de sisal, galhos, borras de café, areia e serragem

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...