O que é CA e CC?

Escrito por isaiah david | Traduzido por elcio borges gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é CA e CC?
A eletricidade está presente na vida moderna, mas pouco sabemos sobre ela (electricity image by sanyal from Fotolia.com)

A energia elétrica está presente na vida moderna, mas as pessoas não sabem quase nada a respeito dela. Não sabem se existe diferença entre a energia das linhas de transmissão e a que temos em casa, nos nossos aparelhos eletrônicos. Muitos nem percebem que alguns aparelhos domésticos têm um comutador para 110 ou 220 Volts.

Outras pessoas estão lendo

Noções básicas

A energia elétrica tem basicamente duas formas: CA (Corrente Alternada) e CC (Corrente Contínua). A Corrente Contínua (CC) flui constantemente em uma direção, sem alterações ou flutuações. A Corrente Alternada (CA) flui nos dois sentidos se alternando entre o positivo e o negativo milhares de vezes por segundo.

Tensão Amperagem e Frequência

A energia elétrica usada em nossas casas é CA (Corrente Alternada). Quando você vê 110 V em um aparelho, isso indica uma tensão de 110 Volts de corrente alternada. A tensão é uma medida da "pressão do circuito". Refere-se à “força” que a eletricidade “faz” para passar por um circuito. A tensão ajuda a determinar a amperagem -- a quantidade de energia elétrica que flui através do circuito a cada segundo. Quanto maior a tensão, mais “força” a eletricidade exerce sobre um circuito e passa mais eletricidade através dele. A corrente alternada (CA) também tem outra característica que pode ser medida: a frequência -- quão rapidamente ela muda de direção. A maioria das redes elétricas de CA é de 60 hertz, o que significa que ela tem 60 ciclos (negativo - positivo - negativo) por segundo.

Categorias

Grande parte dos Brasil usa energia elétrica entre 110-120 Volts (CA). Os aparelhos eletrônicos são construídos e projetados para lidar com essa pequena variação sem problemas. Na Europa e em várias partes do mundo usa-se a energia entre 220 e 240 Volts. As fábricas também usam 240 volts, mas com uma diferença importante, usam ligações trifásicas, feitas de três diferentes sinais de corrente alternada dessincronizados.

Benefícios

Cada vez que você transforma a energia, você perde um pouco dela. Os geradores produzem energia elétrica em corrente alternada (CA), por isso faz sentido transmiti-la nessa forma. A eletricidade gerada tem tensão extremamente elevada, o que minimiza as perdas ao longo das linhas de transmissão. Mas as casas e edifícios precisam utilizar uma tensão muito menor. Para isso a eletricidade passa através de um transformador de baixa tensão, um dispositivo que reduz a tensão da energia elétrica. Se a eletricidade nas linhas de transmissão fosse corrente contínua (CC) teria de ser convertida novamente em cada transformador antes de ser usada, que seria um processo dispendioso, exigindo equipamentos extras.

Considerações

A maioria dos dispositivos eletrônicos precisa de corrente alternada, mas, para seu funcionamento interno, usam corrente contínua, estável e de baixa tensão. É por isso que quase todos os aparelhos de uso comum possuem uma fonte de alimentação CC (corrente contínua), como uma bateria, por exemplo. A energia elétrica passa primeiro por um transformador que reduz a tensão que vem da rede (110 ou 220 Volts) para um valor necessário aos circuitos internos, entre cinco a vinte Volts, depois a energia passa por uma ponte retificadora, que a transforma em corrente contínua.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível