O que uma chama amarelada e fumaça preta indicam em uma lareira a gás?

Escrito por cheryl munson | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que uma chama amarelada e fumaça preta indicam em uma lareira a gás?
Fogueiras a lenha não são as únicas com problemas de segurança (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A lareira a gás elimina o trabalho envolvido no acendimento das toras de ​​madeira e na manutenção do fogo. No entanto, lareiras a gás não são inteiramente livres de trabalho e problemas. Se a chama em sua lareira apresentar alterações de sua cor normal, como azul para amarelo, ou a lareira começar a emitir fumaça, não ignore esses sinais. Nas condições mais graves, as chamas amarelas e fumaça preta podem sinalizar a presença de altos níveis de monóxido de carbono, um gás letal. No melhor dos casos, são sinais de que sua lareira precisa de manutenção para manter sua família e sua casa seguras.

Outras pessoas estão lendo

Chama amarela

As empresas de gás normalmente apresentam uma chama azul em seus logos e comerciais de televisão. Isso acontece por um bom motivo: a combustão correta do gás liquefeito de petróleo deve emitir uma chama azul. A chama amarela pode ser um indicativo de que os bicos de gás estão sujos ou apresentam outro problema relacionado à combustão. Como resultado, a combustão se dá de maneira incompleta em uma situação em que não há uma proporção correta de ar e gás. Isso faz com que a chama tenha uma cor amarela. Contate o seu fornecedor de gás natural local e agende uma inspeção da lareira. Enquanto isso, não a utilize até que seja minunciosamente verificada.

Fumaça negra

Se a sua lareira a gás está emitindo fumaça preta na sala, você precisa verificar a posição dos registros e da tela e ter a sua lareira revisada por um profissional. Na maioria dos casos, a fumaça preta é sinal de um problema de ventilação. Quando os tanques não estão alinhados adequadamente, podem produzir fumaça e fuligem. Fumaça preta é também um sinal de problemas com partes internas da lareira responsáveis pela boa circulação de gás e ar. O alimentador de ar pode não estar suficientemente aberto, a chaminé pode estar bloqueada ou o projeto de fluxo pode ser inadequado. Entre em contato com um técnico para agendar uma revisão para sua lareira.

Lareiras antigas

Se você tem uma lareira a gás mais velha ou um acendedor a gás que foi fabricado antes de 1980, eles podem não podem ser equipados com um dispositivo de OSD (Detecção de Oxigênio de Segurança). Um sistema OSD regula as características da chama para mantê-la com uma cor azul constantemente. Um detector OSD também desliga o piloto ao detectar um problema com a chama. Se possível, faça atualizações na sua lareira para incluir um detector OSD com um técnico licenciado em lareiras.

Lareiras sem sistema de ventilação

Problemas de fumaça podem surgir com mais freqüência em lareiras sem um sistema de ventilação. Quando uma lareira não tem chaminé ou ventilação para jogar a fumaça para fora da casa, a única saída é o interior do cômodo. Assim, lareiras sem sistemas de ventilação apresentam problemas com fumaça mais frequentemente do que lareiras ventiladas que trabalham em conjunto com um sistema de chaminé ou tubos de ventilação para o exterior. Quando a fumaça da lareira não ventilada se torna preta, isso muitas vezes indica um problema de combustão. Caso isso aconteça, desligue sua lareira e procure ajuda técnica imediata.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível