Checklist para conferir a limpeza de banheiros em restaurantes

Escrito por michelle renee | Traduzido por elia regina previato
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Checklist para conferir a limpeza de banheiros em restaurantes
Conferir a limpeza de banheiros no restaurante ajuda a manter o local higienizado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Banheiros públicos nem sempre são os ambientes mais higiênicos devido ao frequente - e, por vezes, descuidado - uso de várias pessoas diariamente. É importante manter instalações sanitárias públicas limpas e desinfetadas, particularmente em restaurantes, onde a higienização é uma preocupação constante. Se você for dono ou gerente de um restaurante, criar - e seguir - um regime rigoroso de higienização completa, com uma lista de conferência da limpeza do banheiro, o ajudará a mantê-lo limpo e atraente para seu clientes.

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Limpeza e sanitização

Os banheiros públicos podem se tornar rapidamente um terreno fértil para germes. Sujeira e detritos são frequentemente respingados nas pias, balcões, paredes e espelhos quando as pessoas lavam suas mãos, e o vaso sanitário fica sujo de fluidos corporais e excrementos humanos. A fim de impedir a propagação de infecções e germes - bem como criar uma aparência mais agradável - as superfícies devem ser frequentemente limpas com um pano ou esponja e desinfetante industrial forte ou detergente antibacteriano.

Recipiente para lixo

Os recipientes para lixo em banheiros públicos são normalmente utilizados para toalhas de papel usadas, fraldas e vários tipos de resíduos cheios de germes. Todos eles devem ser forrados com sacos plásticos para lixo, os quais devem ser removidos e substituídos com frequência. Antes disso, aproveite para varrer qualquer lixo que tenha caído no chão e limpar o interior e exterior dos recipientes, aplicando um desinfetante.

Esfregão

Manter o chão do banheiro limpo é também um procedimento importante que deve ser realizado diária e regularmente, quando necessário. Sempre use um balde de água limpa e fresca com um agente de limpeza antibacteriano forte de uso industrial. Para a segurança de funcionários e clientes, e prevenção de acidentes como escorregar e cair, os quais podem gerar ações judiciais, sempre aloque uma placa de alerta dizendo "piso molhado" na área a ser limpa até o chão secar completamente.

Reabastecimento de recipientes

Se o reabastecimento não for realizado com frequência, o banheiro de seu restaurante não se manterá limpo por muito tempo, não importa o quão limpo esteja. Além disso, a falta de sabonete, papel higiênico ou toalhas de papel pode fazer de uma ida ao banheiro uma experiência embaraçosa e insalubre para seus clientes. Faça verificações regulares para garantir que todos os recipientes estejam limpos, abastecidos e em boas condições de funcionamento.

Equipamentos e suprimentos

Todos os suprimentos e equipamentos de limpeza devem ser mantidos limpos, abastecidos, em funcionamento e localizados próximo aos banheiros - a uma distância segura e higiênica dos clientes. Mantenha um estoque de toalhas de papel, papel higiênico e sabonete líquido em áreas de armazenamento ou perto de seus banheiros. Esfregões, baldes, produtos de limpeza, escovas para limpeza de vasos sanitários e sprays desinfetantes devem ser mantidos em armários de utilitários fora do alcance dos clientes.

Colocando seu plano de conferência em ação

Um checklist de limpeza de banheiro ajudará somente se você for consistente na conferência das tarefas listadas. Uma vez que o movimento de clientes em um restaurante pode mudar, alguns dias podem exigir uma limpeza mais frequente do que os outros. Uma maneira ideal para os proprietários e gerentes garantirem que o local esteja sempre limpo é fazer várias verificações ao longo do dia. É comum expor uma lista de verificação dentro do banheiro e escalar um funcionário para fazer a conferência periódica - de hora em hora, por exemplo. Faça com que seus empregados executem cada item listado sempre que necessário para garantir que todos os aspectos da rotina de higienização sejam realizados e mantidos.

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