Mais
×

Por que os chineses tiram os sapatos ao entrar em casa?

Atualizado em 21 novembro, 2016

A cultura chinesa é apenas uma das várias culturas ao redor do mundo que pratica a tradição de retirar os sapatos ao entrar em casa. Existem razões para explicar esse costume antigo.

Muitos chineses tiram os sapatos e usam chinelos em casa (red rose chinese slippers image by Lucid_Exposure from Fotolia.com)

História

De acordo com o site Asian Lifestyle Design, as casas asiáticas tradicionais eram construídas a cerca de 60 cm do chão. Tirar os sapatos antes de entrar em casa era e continua sendo um costume comum.

Costume

Muitos chineses tiram os sapatos antes de entrarem em sua casa e esperam que os visitantes façam o mesmo. Às vezes, eles utilizam chinelos ou meias para garantir mais conforto. Os sapatos geralmente são armazenados em uma sapateira em um armário ou do lado de fora da casa.

Razões

A limpeza do ambiente doméstico é importante na cultura asiática. Tradicionalmente, grande parte do estilo de vida chinês era centrado no chão, e era importante mantê-lo o mais limpo possível. A remoção dos sapatos evita que a poeira e a sujeira do exterior sejam levadas para dentro de casa. Além disso, o hábito de andar descalço era considerado importante para um estilo de vida saudável.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article