×
Loading ...

Tipos de hábitos de freiras

Atualizado em 21 novembro, 2016

O hábito tradicional, para a maioria das ordens de freiras, consiste de um cocar feito de uma touca rígida que emoldura o rosto, um véu branco que estende sua cobertura abaixo do queixo e sobre o peito e um longo véu preto anexado ao topo da touca drapejado nas costas. Um longo vestido preto, meias e sapatos e um cinto de tecido segurando o rosário completa o hábito tradicional. Hoje, muitas ordens de freiras usam hábitos modificados em vez dos tradicionais.

O hábito preto tradicional raramente é usado por freiras modernas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Irmãs Franciscanas

As freiras franciscanas são uma ordem que se desenvolveu em conjunto com os monges que seguiram São Francisco. Essas irmãs consideram o hábito como um indicativo da chamada especial da freira de "casar-se" com Cristo e viver uma vida de celibato. O hábito significa esse compromisso para o mundo em geral. Todas as freiras franciscanas comprometem-se a usar o véu como um membro da ordem. Os véus tradicionalmente cobrem o cabelo e são brancos para as noviças e pretos para as mulheres que fizeram seus votos. Essas irmãs também costumam usar um hábito modificado - roupas simples e sapatos ou sandálias que significam seu voto de pobreza.

Loading...

Irmãs Salesianas

As ordens das irmãs salesianas, fundadas por São João Bosco e Santa Maria Mazzarello, estão localizadas em todo o mundo. Algumas dessas irmãs estão localizadas em países nos quais elas devem escolher sua forma de se vestir tendo a segurança pessoal em mente. Se essas freiras vestissem hábitos tradicionais, elas poderiam ser alvo de ataques e perseguições. As irmãs salesianas que vivem em locais menos voláteis usam hábitos modificados, que consistem do importante véu na cabeça e de simples vestidos cinzas e sapatos. Algumas irmãs salesianas do século 21 optam por abrir mão do hábito e usam roupas civis, mesmo aquelas que vivem em locais cuja segurança permita seu uso.

Irmãs de Santa Ana

Como é o caso de muitas outras ordens de freiras, as irmãs de Santa Ana já vestiram o hábito tradicional. Elas também, tradicionalmente, usaram uma grande cruz de prata como um colar. Hoje as irmãs de Santa Ana usam um traje azul-marinho, preto ou cinza, conhecido como "vestido intermediário" ou usam vestidos civis "regulares". O tipo de vestido escolhido por uma irmã de Santa Ana, muitas vezes, refere-se ao tipo de vestido que ela usou quando entrou para a ordem, com freiras mais velhas sentindo-se mais confortáveis em um estilo mais tradicional, enquanto que as irmãs mais novas escolhem um estilo de roupa civil . Todos os membros da ordem continuam a usar a cruz de prata tradicional.

Freiras cistercienses

A ordem cisterciense de irmãs é conhecida como a mais antiga ordem unificada a uma ordem de monges, fundada por Citeaux em 1125. Essas irmãs continuam a usar um hábito muito tradicional que, uma vez que uma freira faz seus votos, consiste de um hábito comprido branco com um cocar preto e um véu, chamados de escapular e cíngulo. As postuladas do primeiro ano não cobrem suas cabeças e usam um jumper preto sobre seu hábito branco. As noviças do segundo ano usam o hábito branco e cobrem a cabeça com um véu branco por um ano. O cocar preto usado por freiras cistercienses significa a sua "consagração a Deus", enquanto o hábito branco era usado para distinguir as irmãs da cor preta usada pelos irmãos da ordem.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...