×
Loading ...

Como fazer uma churrasqueira rotativa de tijolos

Atualizado em 20 julho, 2017

Construir uma churrasqueira de tijolos rotativa pode ser uma ótima ideia para o verão. Para esse projeto, você precisará construir uma fogueira de tijolos por baixo de uma churrasqueira de metal fundido. Isso pode envolver o uso de alguns materiais, mas você não precisa de um conhecimento extensivo ou de ferramentas especiais para a maior parte desse projeto. Com um pouco de tempo livre e esforço, você poderá ter uma excelente churrasqueira rotativa bem no seu quintal.

Instruções

Uma churrasqueira rotativa feita em casa é uma ótimo opção para a preparação de carnes durante o verão (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Planeje como será a sua fogueira. A maneira mais fácil de construir uma fogueira é fazendo um círculo simples. Meça o diâmetro da área disponível para a churrasqueira e decida qual seria o tamanho adequado para a fogueira. Dependendo do tamanho dos seus tijolos, você precisará de pelo menos 20 a 25 tijolos para construir uma fogueira de tamanho decente. Lembre de deixar espaço para caminhar ou para a colocação de cadeira ao redor da churrasqueira.

    Loading...
  2. Cave um buraco raso no centro da área da churrasqueira usando uma pá. isso permitirá que os tijolos abriguem a chama de maneira mais efetiva. Construa as paredes da fogueira usando os tijolos. A primeira camada deve ser formada com os tijolos colocados em círculo, com os cantos se tocando. Adicione argamassa para colar os tijolos e criar uma estrutura mais resistente. Se você pretende fazer uma churrasqueira temporária, não use a argamassa. Coloque outra camada de tijolos por cima da primeira, centralizando eles nas juntas entre os tijolos da camada anterior. Dependendo do tamanho dos seus tijolos, você pode fazer mais uma camada para deixar a fogueira mais alta.

  3. Compre pernas para sua churrasqueiras. Você só precisa de duas varas longas com a ponta em formato de Y ou de O. As pernas usadas precisam ser fortes o suficiente para suportar o peso de várias galinhas ou de um porco pequeno.

  4. Encontre uma vara longa de metal para servir como espeto. O espeto é a vara que passa pela carne, então ele precisa ter pelo menos uma das pontas afiadas. O comprimento do espeto dependerá do tamanho da sua fogueira. Use uma vara com pelo menos 60 cm a mais de comprimento do que o diâmetro da fogueira. Assim, o espeto será longo o suficiente para ficar bem apoiado nas pernas da churrasqueira e para a adição da manivela que será usada para girá-lo.

  5. Decida o tipo de mecanismo de rotação que você quer para sua churrasqueira. Você pode comprar um motor para ter rotação automática, mas a opção mais fácil é usar uma manivela e comprar luvas à prova de fogo. Isso permite que você gire o espeto manualmente durante o cozimento.

Loading...

Aviso

  • Se você decidir fazer a rotação do espeto manualmente, use luvas à prova de fogo. O metal ficará quente durante o cozimento.
  • Tome cuidado para não construir a churrasqueira muito próxima da sua casa, de outros prédios ou de objetos inflamáveis.

O que você precisa

  • 20 a 25 tijolos
  • Argamassa
  • 3 varas de metal longas
  • Manivela

Referências

Loading ...
Loading ...