A classificação de solo argiloso e arenoso-limoso

Escrito por lisa parris | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A classificação de solo argiloso e arenoso-limoso
Muitas plantas que são tolerantes à seca florescem quando plantadas em solos arenosos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A textura do solo é influenciada pelas quantidades comparativas de areia, argila e lodo que ele contém. O termo "estrutura do solo" descreve a maneira que as partículas individuais -- sejam areia, lodo ou argila -- trabalham juntas. O solo arenoso em geral é solto e não se agrega bem. O solo argiloso, por outro lado, tende a ser extremamente denso e contém partículas que tendem a se ligar fortemente umas às outras. Os vários componentes do solo são classificados de acordo com suas características gerais, como tamanho, capacidade de reter água e afinidade por outras superfícies.

Outras pessoas estão lendo

Areia

Com um diâmetro de 0,5 a 2 milímetros, os grãos de areia são os maiores componentes do solo. Tendem a ser volumosos e com formatos irregulares, o que impede as partículas de se agregarem. O resultado é um solo solto, leve, cheio de grandes intervalos. A água corre facilmente através da areia, e consequentemente, o solo arenoso tende a ser seco. Além disso, os nutrientes hidrossolúveis são facilmente lavados, o que pode resultar em solos inférteis; o lado positivo é que os locais de plantio cheios de terra arenosa e solta são fáceis de escavar.

Argila

As partículas de argila são os menores componentes do solo; cada uma é aproximadamente 100 vezes menor que o grão médio de areia. No jardim, esses diminutos pedaços de pó quase sempre são compactados. Os espaços microscópicos entre as partículas retêm bem a água; consequentemente, solos com grande conteúdo de argila tendem a ser densos, úmidos e difíceis de escavar. As partículas de argila também contêm uma carga negativa, o que faz com que atraiam nutrientes com cargas positivas. Embora isto aumente a fertilidade do solo, a natureza pesada da argila tende a retardar o crescimento das plantas, pois é incrivelmente difícil para as raízes novas avançar através do material quase sólido.

Limo

As partículas de limo são componentes do solo de tamanho médio; sendo aproximadamente 10 vezes menores que o grão médio de areia, mas consideravelmente maiores que as partículas de argila. Os grãos de limo parecem pedaços de areia em miniatura, embora tendam a ter uma aparência mais uniforme. Normalmente, são cobertos com uma leve camada de argila. Portanto, os solos limosos se comportam como uma combinação de areia e argila; agregam-se e absorvem água e nutrientes, mas não se unem tão fortemente a ponto de interferir na habilidade de crescimento da vegetação circundante.

Greda

Os melhores solos para jardinagem possuem uma mistura de areia, limo e argila. esses solos, chamados de gredas, retêm água, absorvem nutrientes, drenam com eficiência e são fáceis de revirar. O jardim ideal seria o que contém 40% de areia, 40% de limo e 20% de argila; contudo, a maioria está longe do ideal. Embora não haja muito a fazer para alterar a consistência da terra, a estrutura geral do solo pode ser melhorada incorporando-se materiais orgânicos ao jardim, como adubo apodrecido ou composto maduro, em cada primavera. A matéria orgânica adiciona nutrientes ao solo e liga as partículas individuais, melhorando a retenção de água e textura do solo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível