Como classificar uma variável como quantitativa ou qualitativa em estatística

Escrito por indrajit dutta | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
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Como classificar uma variável como quantitativa ou qualitativa em estatística
Todas as áreas de estudo têm variáveis quantitativas e qualitativas (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Existem dois tipos de variáveis estatísticas, as quantitativas e as qualitativas. A quantitativa é finita e calculável. Esta ainda pode ser ordinal, intervalar ou em escala de razão. A qualitativa não pode ser medida. Ambas só são classificadas com base nos seus atributos distintos. Por exemplo, o número de tomates em um refrigerador é uma variável quantitativa. Os tipos de legumes dentro da geladeira são variáveis qualitativas. O analista deve ter cautela ao classificar as variáveis.

Nível de dificuldade:
Fácil

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Instruções

  1. 1

    Categorize uma variável. Estudos estatísticos diferentes têm tipos distintos de variáveis. Um estudo sobre o consumo mensal de papel de seda pelas famílias teria variáveis diferentes de um estudo sobre a preferência por marcas de sabonete. As variáveis devem ser definidas o mais coerente e logicamente possível.

  2. 2

    Classifique todos os itens disponíveis nas categorias criadas. Isso somente é possível para os itens quantitativos. Por exemplo, se você tem uma empresa que fabrica televisores; categorize primeiro suas vendas feitas mensalmente e, em seguida, meça o volume de vendas em cada mês. É possível classificar ou ordenar os dados existentes. Você também pode classificar apenas os valores numéricos. Os aspectos qualitativos, como a cor do produto ou outros atributos físicos, não têm valores numéricos.

  3. 3

    Organize suas informações em categorias quantitativas e qualitativas. Cada estudo estatístico tem elementos com as duas variáveis apresentadas. Acrescenta-se que elas devem ser abordadas cuidadosamente. Por exemplo, a popularidade de um notebook pode ser devido ao tamanho da tela do aparelho. Esse seria um aspecto qualitativo do estudo. A procura por notebooks pode variar em diferentes meses. Temos aqui um aspecto quantitativo.

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