Qual tipo de clima uma nuvem nimbo-estratos causa?

Escrito por doug bennett | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual tipo de clima uma nuvem nimbo-estratos causa?
Nuvens nimbostratus produzem uma chuva constante e espalhada que pode durar horas ou até dias (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Quando nuvens nimbo-estratos enchem o céu, é melhor procurar algo pra fazer em um lugar coberto. Essas nuvens produzem longos períodos de chuva constante. Enquanto isso pode ser bem vindo para fazendeiros durante o calor do verão, nem sempre o é por aqueles que trabalham e brincam ao ar livre. Pelo lado positivo, as nuvens nimbo-estratos não produzem o clima severo associado com as nuvens produtoras de chuva cúmulos-nimbos.

Outras pessoas estão lendo

Características

Nuvens nimbo-estratos são classificadas como nuvens de baixo nível, se formando abaixo dos 2.200 metros. Nessa altitude, elas costumam ficar abaixo da fronteira de congelamento atmosférica e são compostas de gotículas de água que não congelam. Elas são densas, cinza escuro e em camadas de nuvens que tipicamente cobrem todo o céu, produzindo condições nubladas. Frequentemente, uma camada de nuvens quebradas e esfarrapadas é visível abaixo da camada de nuvens principal. Essas são conhecidas como nuvens fractostratos.

Formação

A maneira como uma nimbo-estratos se forma é uma parte importante para entender o clima que elas produzem. Elas são formadas quando ar quente e úmido é gradualmente suspenso em uma grande área, tipicamente produzido por uma frente quente. Frentes quentes se movem muito lentamente que frentes frias, resultando em uma elevação mais gradual e suave do ar quente e úmido. Uma frente fria tipicamente força o ar quente e úmido para cima rapidamente, levando ao desenvolvimento de nuvens verticalmente, como tempestade de trovão. Com frentes quentes, a camada de nuvens é muito mais estável, resultando na formação de nuvens nimbo-estratos.

Clima

Conforme uma frente quente se aproxima, uma sequencia de nuvens se forma, começando com nuvens cirros, em seguida vem as cirro-estratos e terminando com as nimbo-estratos. As nuvens nimbo-estratos ocorrem tipicamente com antecedência da frente e causam temperaturas quentes. Ventos são tipicamente leves e variáveis abaixo da camada de nimbo-estratos. Chuva é geralmente leve ou moderada e é espalhada. No inverno, a chuva pode ser neve ou granizo. Devido ao movimento lento das frentes quentes, essa precipitação pode durar horas ou dias, reduzindo a visibilidade.

Represamento de ar frio

Massas de ar frio são mais densas do que a frente quente. Como resultado, o ar frio precisa se retirar para dar espaço ao ar quente e úmido. Algumas vezes a massa de ar frio resiste a essa pressão. Quando isso ocorre, a frente quente pode avançar muito devagar, levando a dias de clima chuvoso. Características geográficas podem contribuir para essa resistência. Na costa leste americana, os Montes Apalaches costumam formar uma barreira que impede o ar frio e pesado de se retirar. Esse efeito meteorológico é conhecido como represamento de ar frio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível