Código HTML para chamar a função de um arquivo JS

Escrito por sue smith Google | Traduzido por cezar rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Código HTML para chamar a função de um arquivo JS
Interações de usuário em uma página geralmente disparam a execução de funções (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Páginas da Web podem consultar códigos em arquivos externos. Isso permite que os desenvolvedores chamem funções JavaScript salvas em arquivos ".js". Dentro da seção "head" de uma página da Web em HTML, um link pode importar o conteúdo de um arquivo JavaScript. Na seção "body", a marcação HTML pode incluir instruções para o navegador chamar funções em quaisquer arquivos JavaScript incluídos na página. Muitas vezes, as páginas da Web chamam essas funções quando alguma interação com o usuário ocorre na página.

Outras pessoas estão lendo

Link do script

Para fazer uso de funções em um arquivo JavaScript externo, uma página da Web deve incluir um link para o arquivo. O exemplo de marcação HTML a seguir demonstra um link para um arquivo JavaScript listado na seção "head" do HTML:

<script type="text/javascript" src="minhasfuncoes.js"> </ script>

Este código permite que a página use funções de um arquivo chamado "minhasfuncoes.js", que está armazenado no mesmo diretório que a página em questão. Se o endereço do script reside em um local diferente, este código precisa refletir o local no atributo "src".

Esboço da função

Para chamar uma função JavaScript, você precisa saber o esboço da função. Para verificar isso, você pode localizar a função em seu arquivo JavaScript e olhar para sua primeira linha. O seguinte exemplo de código JavaScript demonstra o esboço de uma função:

function facaAlgoDeBom()

Para chamar esta função, o código JavaScript dentro da página da Web deve usar o nome da função, como neste trecho de código:

facaAlgoDeBom();

Quando esse código é executado, o conteúdo da função será executado.

Marcação HTML

Para chamar uma função JavaScript no HTML, os programadores precisam decidir quando a função deve ser executada. Muitas vezes, as funções são executadas diante uma interação do usuário com um elemento HTML. Esta técnica utiliza ouvintes de eventos (event listeners), os quais você pode anexar aos elementos HTML por meio dos atributos. O código abaixo demonstra como especificar uma função JavaScript que é executada quando o usuário clica em um elemento:

<input type="button" value="Clique para fazer algo bom" onclick="facaAlgoDeBom();" />

Quando o usuário clica nesse botão, o navegador irá localizar a função especificada e, em seguida, executá-la.

Opções

Os desenvolvedores precisam adequar suas chamadas de função para os detalhes das funções. Algumas funções precisam de parâmetros e outras retornam valores quando terminam de executar. O exemplo a seguir recebe um parâmetro e retorna um valor:

função multiplica (numeroInicial) { voltar numeroInicial * 5; }

O trecho seguinte demonstra como chamar essa função e usar o valor de retorno:

var resultado = multiplica(3); document.write (resultado);

O código passa um valor numérico para a função e recebe um outro valor de retorno. Ele armazena o valor retornado em uma variável e então usa esse retorno em outro processamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível