Códigos da barra de espaço em JavaScript

Escrito por sue smith Google | Traduzido por vinícius albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Códigos da barra de espaço em JavaScript
As funções em JavaScript analisam informações sobre os dados inseridos pelo usuário (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Utilizando funções em JavaScript, os desenvolvedores podem processar caracteres de texto. Se uma página contém um campo de entrada para usuários inserirem texto, pode-se recuperar esse texto e especificar informações sobre os caracteres dele. O JavaScript fornece métodos para acessar o Unicode (representação de caracteres de texto), incluindo os caracteres produzidos quando o usuário pressiona a barra de espaço. Com essas funções é possível determinar se o usuário inseriu um caractere de espaço.

Outras pessoas estão lendo

Elementos de entrada

Para criar um componente de entrada de texto e chamar uma função em JavaScript que processe o texto inserido, os desenvolvedores podem usar os elementos de formulário em HTML. O exemplo a seguir de código de marcação demonstra:

<input type="text" id="entradaTexto"> <input type="button" value="verificar" onclick="checkText()">

Quando o usuário inserir texto e pressionar o botão, o navegador chamará a função JavaScript especificada. O elemento de entrada de texto tem um atributo "ID", de modo que a função pode identificá-lo dentro da página, permitindo que a função recupere os dados da caixa de texto.

Função JavaScript

É possível incluir funções em arquivos de script separados, ou na seção "<head>" de uma página HTML. O exemplo de marcação a seguir mostra uma seção "<script>" entre as tags "<head>" de uma página da web, com a estrutura da função dentro dela:

<script type="text/javascript"> function checkText() { //get the text info } </script>

O navegador executará essa função quando o usuário pressionar o botão. Dentro da função pode-se recuperar o texto de um campo de entrada e especificar informações sobre caracteres individuais dentro dele.

Códigos de caracteres

Para analisar caracteres individuais de texto, uma função JavaScript precisa, primeiro, recuperar a string (cadeia de caracteres) inserida pelos usuários. O código a seguir mostra, dentro da função no cabeçalho do documento, um método para obter dados e registrá-los em uma variável chamada "texto":

var texto = document.getElementById("entradaTexto").value;

Pode-se, depois disso, adquirir informações sobre o primeiro caractere da string:

var firstCharCode = texto.charCodeAt(0);

Essa variável agora armazena a versão Unicode do primeiro caractere do texto inserido pelo usuário. O script também pode manipular o caractere de espaço do mesmo modo, como se segue:

var spaceCode = " ".charCodeAt(0);

A representação Unicode do caractere de espaço é 32, mas o script não precisa declará-la explicitamente. (Veja o quarto e o quinto link na seção "Referências").

Condicional para teste

Para verificar se o primeiro caractere inserido pelo usuário é o espaço, o script pode comparar as duas variáveis de caracteres. O teste na condicional a seguir mostra:

if(spaceCode==firstCharCode) alert("O primeiro caractere é um espaço"); else alert("O primeiro caractere não é um espaço");

As variáveis dos caracteres Unicode armazenam os valores numéricos de cada caractere, de modo que possam ser comparados utilizando um teste de igualdade. A caixa de diálogo indicará se o primeiro caractere inserido é um espaço.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível