Coisas que você pode comer ou fazer para melhorar a função hepática

Escrito por veronica romualdez | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Coisas que você pode comer ou fazer para melhorar a função hepática
Cuidar bem do fígado pode evitar muitas doenças (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O fígado funciona produzindo substâncias que quebram as gorduras; convertendo a glicose em glicogênio; produzindo ureia, que é a principal substância da urina; criando aminoácidos; filtrando substâncias danosas do sangue; estocando vitaminas e minerais e mantendo níveis apropriados de glicose no sangue; Com o fígado funcionando para fazer todas estas coisas, é importante que você cuide dele, para que possa continuar funcionando bem e ajude a evitar muitas doenças.

Outras pessoas estão lendo

Coisas que pode comer

Beber ao menos 250ml de água ao dia ajuda a limpar o fígado. Comer frutas e vegetais frescos orgânicos, pois têm menos resíduos químicos, que podem ser tóxicos para o fígado. Coma alimentos que sejam feitos com ingredientes naturais e evite produtos processados ou empacotados. Eles contém corantes e aromatizantes artificiais, adoçantes artificiais e conservantes que seu fígado pode ter dificuldade para filtrar.

Coma nozes frescas ou cruas, pois são ricas em gordura insaturada. Por mais que peixe, frango e ovos sejam boas fontes de proteína, os legumes, grãos, cereais, nozes e sementes também são. Soja, feijão, ervilha, lentilha e sementes de linhaça, girassol e gergelim oferecem proteínas, ácidos graxos essenciais, fibras, hormônios vegetais, minerais e vitaminas do complexo B que ajudam seu fígado a funcionar corretamente. Comer bastantes vegetais frescos é bom, pois estes contém antioxidantes que podem ajudar na regeneração e limpeza do fígado.

Se quiser algo doce, coma frutas frescas ou secas ao invés de bolos e doces que têm alta concentração de açúcar. A gordura do açúcar sendo convertido causa degeneração da gordura dos órgãos, o que pode pôr em risco de doenças cardiovasculares. Além disso, adoçantes artificiais podem ser tóxicos para o fígado e podem causar fadiga.

Coisas que você pode fazer

Evite comer de mais e tente evitar comer quando não está com fome, mesmo que seja a hora da refeição. Fazer refeições regulares quando você não está com fome vão forçar seu fígado a trabalhar mais e sofrer muito desgaste.

Seu fígado filtra e destrói bactérias e vírus presentes na comida. Evite reaquecer regularmente a comida, pois as bactérias se proliferam em alimentos cozidos e armazenados. Evite o excesso de gorduras saturadas, pois elas podem causar danos ao fígado, semelhante ao dano causado pela ingestão de álcool. Mesmo que os estudos científicos apresentem resultados contraditórios, o suplemento "milk thistle" costuma ser sugerido como tratamento para doenças hepáticas causadas pelo álcool.

O tipo de gordura que você come tem muita influência na sua função hepática e no seu peso. Uma dieta sem gorduras, no entanto, não é boa para o fígado pois pode causar ressecamento e coceiras na pele, eczema, perda de cabelo, dores nas juntas, baixa fertilidade, alta taxa de aborto, depressão, falta de memória, baixa taxa metabólica, imunidade baixa, desequilíbrio hormonal, fadiga e problemas circulatórios.

Alguns medicamentos de prateleira e controlados, drogas recreacionais, remédios homeopáticos e suplementos de vitaminas e minerais podem ser tóxicos para o fígado. Tome cuidado ao usá-los, especialmente se forem ingeridas altas doses ou em conjunto com outras medicações. Como o fígado processa as toxinas, você não deve se expor a líquidos e fumaças tóxicas como solventes e tíner.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível