Que tipo de cola usar para consertar porcelana?

Escrito por michelle emery | Traduzido por gabriela cubayachi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de cola usar para consertar porcelana?
Consertando porcelana (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Muitas das porcelanas danificadas são jogadas fora por motivos banais. Se existe uma porcelana quebrada, antes de se desfazer dela, veja, primeiro, se consegue consertar. Porcelana não é tão difícil de arrumar em casa usando um kit de reparo ou seguindo alguns passos de instruções do tipo "faça você mesmo". Se há algum dano mais sério, você pode pedir para profissionais avaliarem e consertarem os pedaços.

Outras pessoas estão lendo

Consertando porcelana com cola de resina

Sendo azulejos, peças de louça que você usa em ocasiões especiais, ou tubos de porcelana e peças de banheiro, a porcelana não é somente valorizada, mas também aumenta a beleza de qualquer residência. Se há uma peça rachada ou quebrada, você pode consertar em vez de jogar fora. O site LakesidePottery.com recomenda que você contrate um profissional para consertar, caso o dano seja grave ou se a peça tiver um valor monetário ou sentimental.

A porcelana é formulada de uma maneira especializada, que faz com que ela seja extremamente durável, mas isso tem um preço. O valor alto faz com que muitas pessoas prefiram comprar adornos sintéticos ou de plástico. Se você comprar porcelana, seu charme e qualidade sugerem que você tome muito cuidado com as peças. Muitas porcelanas modernas são bem difíceis de estragar, especialmente as com base de metal, mas as peças podem rachar.

Primeiro, determine qual cola irá consertar seu item de porcelana. As peças mais danificadas podem ser consertadas com cola de resina ou esmalte de porcelana. Em seguida, limpe os pedaços da melhor forma possível. Use luvas para proteger as mãos de qualquer saliência. Um detergente suave e água são suficientes. Se a porcelana estiver molhada, seque a superfície cuidadosamente. Use um secador de cabelo, pano de prato ou deixe secar naturalmente; só certifique-se de que qualquer umidade tenha ido embora.

Quando usar cola de resina, siga as instruções da embalagem e compre de uma cor que seja clara ou assemelhe-se à cor da porcelana. Geralmente, cada pacote vem com dois tubos; um é a resina e o outro é o endurecedor. Você precisa misturar os dois em um recipiente de mistura ou em um copo descartável, mas lembre-se de misturar somente a quantidade que você precisa. Feito isso, você pode começar o conserto.

Aplique a mistura de cola de resina no pedaço quebrado usando um palito de dente ou um pedaço de algodão. Certifique-se de que você está aplicando de maneira uniforme. Recoloque rapidamente os pedaços e aplique pressão enquanto você toma cuidado para que as pontas quebradas encaixem-se umas nas outras. Pressione os pedaços no lugar por cerca de 30 segundos até 1 minuto, mantendo a pressão sem mexê-los. Reserve a peça por 24 horas. Se houver cortes e arranhões, você pode comprar tinta de porcelana para pintar em cima, restaurando a superfície macia da sua peça e consertando os arranhões que podem fazer com que ela enfraqueça e tenda a estragar depois.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível