on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Que tipo de cola usar no debrum de um violino?

Atualizado em 20 julho, 2017

Na construção de um violino, debruar é o processo que cria canais nas bordas das duas placas do corpo do instrumento. Esses canais são preenchidos com cola que mantém o debrum em cada placa. A cola de debruagem é um componente muito importante, pois afeta diretamente o som do violino quando ele é construído — a cola animal é o preferida pelos Luthiers modernos.

A cola animal funciona melhor nos debruns dos violinos (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Debruar

O processo de debruar envolve esticar as bordas das placas superiores e inferiores do violino de modo que elas possam ser ligadas. O próprio debrum é uma combinação de madeira que é inserida dentro dos canais ao longo das bordas exteriores das placas. Uma vez que o debrum é colocado no interior dos canais, ele deve ser preso à cada uma das placas, e modo que o topo e fundo do instrumento possam ser ligados um ao outro a fim de completar o corpo do violino.

Loading...

Cola animal

A cola é usada para manter o debrum no local, assim como todos os outros componentes utilizados na fabricação de violinos, afetando diretamente o som do equipamento após ser concluído. Por esta razão, a cola animal é utilizada para fixar o debrum. Essa cola é feita a partir de tecidos conjuntivos dos cavalos, e é por causa dessa origem orgânica que se é possível preservar a boa sonoridade quando o violino é construído. Perceba que a cola animal geralmente vem em forma de pó e, por isso, deve primeiro ser dissolvida em água quente.

Características da cola animal

Além de ter a melhor qualidade de som, a cola animal é a escolhida pelo Luthier devido à sua durabilidade geral. Ela apenas se desgastará devido a diferenças extremas de temperatura. Ao usar essa cola para prender o debrum, esteja ciente de que ela esfriará rapidamente, por isso é melhor colocá-la nos canais de debruagem e limpar o excesso o mais rápido possível.

Remoção de cola animal

A cola animal pode ser removida facilmente através de uma aplicação de uma pequena quantidade de água em qualquer parte ao longo do debrum que se deseja soltar. Como a cola animal é solúvel em água, a manutenção do debrum é fácil e ela pode ser reaplicada em qualquer lugar ao longo da debruagem para garantir que ela permaneça no local.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...