Mais
×

Como colher sementes de onze-horas

Atualizado em 19 julho, 2017

As flores do gênero Portulaca se distinguem em várias espécies, dentre as quais a mais popular é a Portulaca grandiflora, conhecida popularmente como "onze-horas". Esta planta anual é bastante resistente a secas, o que a torna uma grande adição para qualquer jardim, mesmo em climas mais quentes. As flores produzem receptáculos de sementes chamados "cápsulas" após a polinização, podendo os mesmos serem colhidos para a obtenção das sementes. Os passos a seguir irão lhe ajudar a suceder na colheita apropriada de sementes de onze-horas.

Instruções

A planta onze-horas é endêmica do sul do Brasil (Flickr user B~)
  1. Observe o cálice (a base) das flores em busca de sinais de desenvolvimento de cápsulas de sementes; o cálice irá inchar durante a formação das sementes. O momento da colheita é indicado pela dessecação e esmaecimento das flores.

  2. Use suas unhas ou uma tesoura pequena para remover a cápsula. Se você puxá-la diretamente, ela pode se romper e derramar as sementes.

  3. Segure a cápsula sobre um prato de papel e aperte-a gentilmente. A cápsula deve se quebrar na metade, revelando as sementes em seu interior. Sacuda com cuidado para derramar as sementes no prato.

  4. Seque as sementes no prato por 24 horas, colocando-as dentro de um recipiente para armazenamento, como em um envelope, uma sacola ou um pequeno pote. Coloque o recipiente em um local fresco, seco e pouco iluminado.

Dicas

  • As sementes são bastante pequenas, e portanto pode ser vantajoso misturá-las com um pouco de areia antes do plantio.

Aviso

  • Manuseie as cápsulas com cuidado, pois elas podem estourar com facilidade uma vez maduras.

O que você precisa

  • Prato de papel
  • Pequeno recipiente para armazenamento
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article