Colite por C. difficile e dieta

Escrito por janin santa | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

As pessoas têm algo no corpo chamado de flora intestinal, também conhecida como "boas" bactérias. Elas vivem no sistema digestivo ajudando o corpo a usar os alimentos como energia para o organismo, eliminando desperdícios e mantendo o sistema imunológico forte. No entanto, também há bactérias prejudiciais como o Clostridium difficile (C. difficile ou C. dif.), que pode se multiplicar no intestino. Esse esporo bacteriano em particular se origina no solo e é o culpado pela colite pseudomembranosa, uma infecção por C. difficile, do intestino grosso.

Tomar antibióticos pode destruir a flora normal do sistema digestivo e causar uma infecção por C. difficile. Outros fatores que podem causar a colite pseudomembranosa são quimioterapia, cirurgia recente e histórico prévio de colite.

Outras pessoas estão lendo

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas da colite pseudomembranosa são inflamação, irritação do cólon e diarreia repentina de odor muito fétido. Outros podem incluir cólicas, dor e sensibilidade no abdômen inferior antes do início da diarreia, febre e fezes com sangue, pus e muco. Se houver perda de sangue, pode resultar em queda da pressão arterial ou choque.

Bebidas e frequência

O primeiro conselho para qualquer dieta no caso de colite por C. difficile é beber muita água. O suco de maçã e chá são bons amigos do cólon. As bebidas com cafeína, sucos de frutas ácidas e bebidas alcoólicas não ajudam um intestino inflamado e sim pioram os sintomas. Em vez de comer três grandes refeições por dia, divida o tamanho delas ao meio e as multiplique de três para seis por dia.

O que evitar?

A maioria das pessoas que sofrem de qualquer tipo de colite são aconselhadas a manter uma dieta sem açúcar, evitar produtos com alto índice de LDL (colesterol ruim) e carboidratos simples. Os alimentos lácteos tendem a agravar um cólon inflamado. Portanto, as pessoas com colite pseudomembranosa devem evitá-los, assim como também devem abster-se de alimentos com cascas.

O que pode e o que não pode comer

Não é recomendado comer milho integral. Uma vez que esse tipo de alimento não é bem digerido por um cólon normal, obviamente, não é bom para uma pessoa com colite. O arroz integral pode agravar a condição do revestimento do cólon e deve ser retirado da dieta. O arroz branco, bananas e alimentos similares aos que os bebês comem são os mais recomendados na dieta de alguém com colite pseudomembranosa.

Peixe e grãos moídos

Peixes e ácidos graxos em forma de cápsulas com óleos de peixe e ômega 3 são bem aceitos no intestino e ajudam na renovação. Os óleos encontrados em nozes e sementes são altamente recomendados, mas as sementes inteiras devem ser evitadas. Os alimentos moídos que contêm sementes e nozes não fazem mal para uma pessoa com colite. Os grãos moídos também são mais fáceis de digerir e passar através do cólon.

Probióticos e eletrólitos

Os médicos também recomendam que os pacientes bebam iogurte probiótico, bebidas acidófilas e cápsulas. Esses suplementos repõem a flora normal perdida que deveria estar no intestino, equilibrando o sistema digestivo e combatendo as irregularidades sistêmicas. As pessoas que se desidratam em decorrência da infecção também precisam tomar bebidas eletrolíticas reforçadas como o Smartwater ou Gatorade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível