×
Loading ...

Por que meu gato bebe água e vomita?

A sede crônica e vômito podem ser sintomas de uma série de doenças graves em gatos. Se o seu gato mostrou sinais de vômito e mais sede, você deve procurar atenção veterinária.

Aumento da sede e vômito podem ser sinais de doenças sérias (cat image by Galyna Andrushko from Fotolia.com)

Insuficiência renal crônica (IRC)

A doença renal em gatos geralmente é referida como insuficiência renal crônica (IRC) e ocorre principalmente em gatos com mais de oito anos de idade. A IRC ocorre quando os rins param de funcionar de modo eficiente e as toxinas se acumulam no sangue. Os sintomas incluem a produção de urina excessiva, que leva ao aumento da sede.

Loading...

Diabetes melito

O diabetes ou diabetes melito felino é encontrado principalmente em gatos idosos e com sobrepeso. O animal pode apresentar o Tipo 1, causado pela produção insuficiente de insulina, ou o Tipo 2, relacionado à incapacidade do corpo em processar com eficiência a insulina. Os sintomas incluem mais sede e vômito.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo, encontrado principalmente em gatos idosos, é causado pela excessiva produção de hormônio tireóideo. Os sintomas incluem: ter mais sede e vômito, micção frequente, maior ou menor apetite e hiperatividade.

Pancreatite

A pancreatite é causada por extravasamento de enzimas digestivas no tecido pancreático. Isto faz com que o pâncreas inflame. Os sintomas incluem vômito crônico, menos apetite e perda de peso.

Envenenamento tóxico

Se um gato tiver súbito aumento de sede e vômito agudo, isto pode apontar para envenenamento. As toxinas mais comuns que os gatos podem ingerir são anticongelante e inseticida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...