Mais
×

Como colocar um abajur em uma mesa de canto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Colocar um abajur em uma mesa de canto é fácil uma vez que você tomar medidas e avaliar a forma de usá-la. Meça sua mesa e qualquer luminária que você deseja adicionar, e considere o estilo da mesa de canto para que você possa escolher um abajur que o complemente. Escolher a luminária do tamanho certo é importante, pois uma muito grande ficará fora do lugar e pode ser um risco de segurança.

Instruções

Colocar um abajur em uma mesa de canto é fácil (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Meça o diâmetro ou comprimento e largura do topo de sua mesa e anote as medidas. Escolha uma base e cúpula de abajur menor em diâmetro ou em comprimento e largura do que o tamanho de sua mesa. Tanto a base da luminária no ponto de contato com a mesa como o tamanho total da base devem ser menores do que o topo de sua mesa final. Isso permite que o abajur assente na mesa uniformemente e impede que as pessoas esbarrem na cúpula ao passarem perto do móvel.

  2. Sente-se em sua cadeira ou sofá ao lado da mesa de canto e meça a distância do chão até o nível dos olhos e anote essa dimensão. A base da cúpula da luminária deve ficar exatamente ao nível dos olhos para evitar que o soquete e a lâmpada fiquem visíveis.

  3. Meça a altura de sua mesa de canto e anote-a. Subtraia essa dimensão a partir da medição do chão ao nível dos olhos no Passo 2. O número resultante será a altura aproximada que a base do abajur deve ter.

  4. Determine a utilização da luminária na mesa de canto. É para obter uma luz ambiente ou você quer ler e costurar próximo a ela? Se for apenas para luz ambiente, uma base regular e cúpula de tecido, que proporciona uma iluminação suave e difusa, fornecerão luz suficiente para você. Se o abajur for para leitura ou costura, considere uma luminária de braço móvel, onde a luz é focalizada para baixo.

  5. Coloque a luminária escolhida em sua mesa e avalie como ela se parece. Será que o seu estilo complementa o móvel? Será que o tamanho do abajur possui um visual proporcional? Ela fornece luz suficiente? Se você responder sim, é porque escolheu uma boa peça para a sua mesa de canto. Se responder que não, reconsidere o tamanho, escala ou estilo de sua lâmpada.

Dicas

  • A base da luminária que entra em contato com a mesa deve ser de aproximadamente a metade do tamanho do topo de sua mesa ou menor. Isso permite uma área de superfície maior para colocar uma bebida ou um livro ao lado.

Aviso

  • Derrubar um abajur representa um risco de incêndio. Caso tenha filhos indisciplinados ou animais de estimação, leve em consideração prender a base da luminária na mesa com uma fita removível ou massa de vidraceiro. Sempre coloque uma lâmpada de potência correta. A potência máxima permitida para um abajur geralmente é carimbada no soquete. Usa uma lâmpada acima da potência máxima pode causar um incêndio elétrico.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article