O que comem os ciclídeos?

Escrito por trish jackson | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que comem os ciclídeos?
Ciclídeos bem alimentados exibem cores brilhantes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os cilídeos só exibem suas melhores e mais brilhantes cores se estiverem recebendo a dieta adequada. Muitos ciclídeos, quando podem, se alimentam de peixes menores, por isso não é uma boa ideia mantê-los em um tanque nessas condições. As espécies de ciclídeos são muitas e variadas e, por essa razão, pode não ser correto fornecer-lhes o mesmo tipo de alimento. Muitos proprietários usam suas próprias receitas para fazer o alimento de seus peixes, sendo melhor experimentar antes para descobrir qual é a melhor opção para cada espécie em particular.

Outras pessoas estão lendo

Mistura europeia de camarão

A mistura europeia de camarão é famosa por melhorar a cor dos ciclídeos, além de fornecer a nutrição que os ajudará a ficarem maiores, sendo o alimento mais recomendado para esses peixes. É feita misturando-se camarão inteiro com ervilhas em quantidades iguais. Para cada 1,8 kg de mistura de camarão e ervilha, adicione 2 colheres de sopa de espirulina pura em pó (disponível em lojas de alimentos naturais), cerca de 100 g de gelatina derivada de vegetais e 10 gotas de mistura líquida de peixe ou polivitamínico para pássaros. Misture os camarões e as ervilhas e, então, adicione as vitaminas e a espirulina em pó. Misture bem e adicione lentamente a gelatina aquecida dissolvida em quantidade equivalente de água fervente. Congele em bandejas de cubos de gelo e, ao removê-los, corte do tamanho desejado. Armazene em saquinhos no congelador.

Alimento com flocos de espirulina

A espirulina é um tipo de alga, e muitas espécies de ciclídeos vivem sobre as algas na vida selvagem. Misture três partes de espirulina em pó em uma parte de ágar. Adicione água fervente e misture bem para evitar encaroçamento, até se tornar uma pasta grossa e lisa. Coloque a mistura em saquinhos no congelador e deixe-a se fixar. Uma variação é adicionar abobrinha descascada cozida, ou espinafre. Corte em cubos e ponha no aquário na hora da alimentação. Esse é um alimento particularmente bom para fritadas.

Alimento caseiro para peixes -- receita da AquaCon americana

Coloque em um liquidificador qualquer tipo de verdura com camarão e adicione patas de caranguejo com as cascas e bata, mas não use tipos de peixes com alto conteúdo de óleo. Bata bem a mistura. Adicione vitaminas líquidas e Selco ou Selcon. Adicione líquido para transformá-la em uma pasta fina. Suco de cenoura, de batata-doce, de marisco ou água funcionam bem. Ferva 90 a 150 ml de água e adicione a mesma quantidade de gelatina sem sabor. Bata a mistura com vegetais e frutos do mar. Despeje-a em uma panela e deixe esfriar. Faça cubos da mistura antes de endurecê-la no freezer.

Alimento com alho

O alho tem propriedades naturais que matam parasitas. Bata em um liquidificador 450 g de filé de pescada-polaca ou peixe-gato e 60 g de camarão cru, com 450 g de purê vegetal para bebês. Adicione cerca de 5 g de alho moído e bata bem. Coloque a mistura, usando uma colher, em sacos com fecho Ziplock e congele-a em formato quadrado e achatado. Raspe pequenas lascas dos cubos e use-os como suplemento em outros alimentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível