Como comer acelga

Escrito por contributing writer | Traduzido por raissa oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como comer acelga
Como comer acelga (Pierce Media)

Nas prateleiras dos supermercados, entre o alface o brócolis, você pode encontrar a acelga, rica em nutrientes. Membro da família da beterraba e do espinafre, essa hortaliça contém altos teores de vitaminas K e A, além de ser uma excelente fonte de magnésio e ferro. Além de ser super saudável, a acelga é bastante versátil. Pode ser comida crua, refogada ou cozida no vapor, e é um bom substituto para o espinafre ou outros vegetais em sopas, saladas e pratos quentes e assados.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Maço de acelga comum ou arco-íris

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Compre acelga fresca. Ela se destaca em sua seção de produtos por seus caules brancos ou vermelhos, veios e folhas verdes e brilhantes. Você pode encontrá-la também com hastes amarelas ou roxas, uma variedade chamada de arco-íris. Ambas são apropriadas para o uso.

    Como comer acelga
    Como comer acelga (Pierce Media)
  2. 2

    Em casa, retire qualquer tipo de embalagem. Lave as folhas em água fria e seque-as com toalhas de papel. Guarde-as na geladeira, colocando a acelga em um saco plástico grande forrado com papel toalha. Isso irá mantê-la própria para consumo por 1 semana na geladeira.

    Como comer acelga
    Como comer acelga (Pierce Media)
  3. 3

    Coma crua. Retire os talos e pique as folhas em pequenos pedaços com uma faca afiada. Adicione a uma salada verde fresca, à salada de mesclun e folhas de alface. Coloque algumas folhas de acelga frescas em seu sanduíche. A acelga crua tem uma textura leve, é fácil de mastigar e tem um gosto um pouco amargo. Adicione um pouco de limão, azeite e sal e isso irá murchá-la um pouco e reduzir seu sabor amargo. Tente substituir a alface dos seus sanduíches por acelga.

    Como comer acelga
    Como comer acelga (Pierce Media)
  4. 4

    Para preparar a acelga para o uso em pratos quentes, você deve ferver as folhas rapidamente em uma panela de água quente. Em primeiro lugar, separe os caules das folhas. Reserve-os. Ferva uma panela grande de água com um pouco de sal. Adicione as folhas. Quando a água voltar a ferver, retire as folhas com uma escumadeira. Resfrie-as em uma tigela com água gelada por 30 segundos. Escorra-as e seque com toalhas de papel.

    Como comer acelga
    Como comer acelga (Pierce Media)
  5. 5

    A acelga refogada com alho é um bom acompanhamento para carnes ou peixes cozidos. Em uma frigideira, aqueça duas colheres de sopa de azeite. Adicione dois dentes de alho esmagados. Refogue o alho até que amoleça. Acrescente as folhas fervidas e os caules. Refogue a acelga por até cinco minutos, até que fique macia. Tempere com sal e pimenta.

    Como comer acelga
    Como comer acelga (Pierce Media)
  6. 6

    Corte os caules e coloque as folhas em uma panela de cozimento a vapor. Cozinhe a acelga por 3 a 5 minutos, até que fique macia. Tempere com sal e pimenta e coloque na geladeira. Coma como uma salada fria.

    Como comer acelga
    Como comer acelga (Pierce Media)
  7. 7

    Use acelga no vapor ou refogada em ovos mexidos e omeletes. Adicione-a a uma sopa de legumes poucos minutos antes de servir. A hortaliça no vapor pode ser usada no lugar do espinafre em uma quiche ou no macarrão com alho picado e azeite. Experimente colocar acelga refogada levemente temperada no arroz ou feijão para uma refeição saudável e pouco calórica.

    Como comer acelga
    Como comer acelga (Pierce Media)

Dicas & Advertências

  • Uma xícara de acelga crua tem 35 calorias.
  • A vitamina K é importante para a saúde dos ossos. Uma xícara de acelga fornece 306,3 % da quantidade diária de vitamina K recomendada pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
  • A acelga é rica em vitamina A, que mantém a visão saudável. Uma xícara fornece 109% da quantidade diária recomendada pelo USDA .
  • Alguns nutrientes e vitaminas na acelga podem ser perdidos ou reduzidos no processo de cozimento. O aquecimento altera a estrutura molecular da maioria dos alimentos. Assim, tentar reduzir o tempo de cozimento pode trazer o máximo de benefícios nutricionais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível