O que comer para evitar cálculos biliares

Escrito por trisha bartle | Traduzido por aline fernandes
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O que comer para evitar cálculos biliares
Alimente-se de forma saudável para diminuir as chances de ter cálculos biliares (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Os cálculos biliares são depósitos dolorosos que crescem dentro da sua vesícula biliar. Seu tamanho varia de um grão minúsculo a uma pedra do tamanho de uma bola de golfe, de acordo com a Clínica Mayo. Embora a idade, o sexo e a etnia influenciem no aparecimento de cálculos biliares, sua alimentação também tem um papel importante. Os alimentos com alto teor de gordura e colesterol e baixo teor de fibras aumentam as suas chances de ter cálculos. Felizmente, você pode mudar sua dieta para ajudar a prevenir a aparição dessa complicação médica.

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Baixo teor de gordura

Escolha uma dieta com baixo teor de gordura. Embora a gordura sempre deva estar presente em uma dieta saudável, é importante evitar alimentos que contenham uma grande quantidade dela. Fique o mais longe possível de fast food. Essas refeições costumam ser cheias de gordura, principalmente quando se trata de hambúrgueres e outros sanduíches. Algumas bebidas também possuem muitos gramas de gordura, como milk-shakes e leite maltado.

Procure por alimentos com um selo de baixo teor de gordura quando estiver fazendo compras. A maior parte das calorias de qualquer alimento deve vir principalmente de carboidratos e proteínas. Evite os alimentos que contenham principalmente gordura. Eles aumentarão suas chances de desenvolver cálculos biliares.

Baixo teor de colesterol

Uma das principais causas de cálculos biliares é um acúmulo de colesterol em sua alimentação. Embora a bile em seu estômago possa digerir uma quantidade de colesterol normal, é difícil fazê-lo se você comer alimentos ricos em colesterol. O excesso de colesterol se acumula na vesícula, causando os cálculos biliares.

Ao comprar alimentos, verifique os rótulos. Qualquer alimento que contenha colesterol irá listá-lo na seção de informações nutricionais. Evite também alimentos com gordura saturada, pois aumentam o seu colesterol no geral. Escolha leite desnatado em vez de semidesnatado ou integral. Evite manteiga. Em vez dela, utilize óleo de canola ou de girassol.

Alto teor de fibras

As fibras ajudam melhorar a sua digestão, limitando as chances de cálculos biliares se formarem em sua vesícula. Elas podem também reduzir seu risco de desenvolver diabetes e doença cardíaca. Uma alimentação saudável consiste em 21 g a 25 g de fibras para as mulheres e de 30 g a 38 g para os homens.

Para aumentar seu consumo diário de fibras, coma frutas como framboesas, morangos e laranjas em cada refeição. Grãos - como pipoca, arroz integral e macarrão de trigo integral - também contêm bastante fibra. Amêndoas, sementes de girassol, cenouras e brócolis são bons petiscos com alto teor de fibras.

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