×
Loading ...

Quanto tempo demora para um remédio para alergia fazer efeito?

Atualizado em 13 junho, 2017

Alergias são reações do sistema imunológico a substâncias inofensivas, e elas tomam a forma de rinite alérgica, urticária, asma ou até anafilaxia, uma forma de alergia severa que pode ser fatal. A maior parte das alergias leves pode ser controlada com tratamentos sintomáticos simples. A forma de tratamento mais importante, no entanto, é que o indivíduo evite vários alimentos, pólen, picadas de insetos e outras substâncias a que possa ser alérgico. Indivíduos com alergias devem se consultar com o médico antes de começar um tratamento, para garantir o melhor controle da alergia.

Os anti-histamínicos são a medicação de ação mais rápida para alergias sazonais (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Os anti-histamínicos

Os anti-histamínicos são usados para tratar uma variedade de reações alérgicas. A histamina é um composto químico importante liberado durante a reação alérgica; os anti-histamínicos trabalham bloqueando os receptores deste composto. Eles são efetivos, por exemplo, no tratamento de alergias e rinite. Novas gerações de anti-histamínicos oferecem alívio da alergia causando uma sedação mínima; no entanto, ainda causam um pouco deste efeito. Geralmente, o início da ação dos anti-histamínicos para rinite alérgica e urticária, como cetirizina e loratadina, é entre uma e duas horas. Embora a asma também seja uma condição alérgica, os anti-histamínicos não são úteis no tratamento deste problema.

Loading...

Esteroides

Os esteroides também são medicações altamente eficientes no tratamento de reações alérgicas. No entanto, em contraste com os anti-histamínicos, os esteroides possuem um início da ação mais gradual, porém duradoura. A fluticasona, um esteroide nasal spray, usado no tratamento da rinite, leva no mínimo 8 horas para fazer efeito. No entanto, a vantagem dos esteroides é que eles reduzem os sintomas gerais da alergia por longos períodos de tempo. Os esteroides precisam ser usados apenas uma vez por dia e tratam sintomas nasais e oculares. Para asma brônquica, os esteroides não são usados para tratar crises, mas diariamente. Estas medicações diminuem a severidade e a frequência dos ataques de asma.

Cromoglicato sódico

O cromoglicato sódico é um remédio alternativo para alergias. Ele é usado para problemas como asma, conjuntivite e rinite alérgicas. Embora esteroides sejam mais fortes e eficientes no tratamento de alergias, eles podem causar complicações à longo termo, como ganho de peso, queda da imunidade e osteoporose. Médicos podem prescrever o cromoglicato como uma alternativa aos esteroides. Infelizmente, esta medicação age lentamente, pode levar até quatro semanas para qualquer melhora sintomática.

Antagonistas do receptor de leucotrieno

Antagonista do receptor de leucotrieno são remédios como montelucaste e zafirlucaste. Estes medicamentos bloqueiam a ação de leucotrienos, químicos liberados como parte de uma reação alérgica. Assim como o cromoglicato, estas medicações podem servir como alternativas a esteroides para asma e alergias sazonais. Esta medicação é administrada via oral ou com inalador. De acordo com uma publicação de 2005 do "Asthma and Allergy Proceedings" [procedimentos para asma e alergia], o montelucaste oferece alívio para a maior parte das pessoas a partir do segundo dia de tratamento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...