Como a cor da comida afeta nossa alimentação?

Escrito por jody l. campbell | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a cor da comida afeta nossa alimentação?
A cor dos alimentos afeta nossa percepção sobre eles (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Visão e predisposição

Você provavelmente já ouviu o velho ditado, "Nós comemos com os olhos". As pessoas têm uma percepção predefinida de cores que afetam os sentidos. Isto vale para as cores de quartos, roupas e alimentos. Quando se trata de comida, a apresentação desempenha um papel inicial importantíssimo se você subtrair o olfato. Uma apresentação colorida atraente da comida sem a capacidade de cheirá-la afeta nosso cérebro, fazendo-o perceber como ela estará deliciosa. É por isso que muitos fabricantes de alimentos acrescentam cores e corantes à comida, para torná-la mais atraente visualmente. Mesmo se as cores e a apresentação não corresponderem a uma expectativa predefinida, elas fazem pouco para mitigar como você esperava que fosse o gosto da comida. As pessoas foram condicionadas a aplicar sabores a certas cores, e muitos experimentos alterando cores mostram que as suas expectativas sobre os alimentos que você experimenta mudam o sabor percebido da comida.

Olfato

Quando o olfato é aplicado aos alimentos antes da apresentação, as pessoas formam uma imagem mental de como elas acham que será a aparência da comida que estão cheirando. Pense em cachorros-quentes e catchup, por exemplo. Se você preparasse cachorros-quentes do jeito que todo mundo gosta sem deixar que as pessoas vissem a comida, eles sentiriam o cheiro dela e antecipariam a aparência e o gosto dos cachorros-quentes. Suas mentes estão condicionadas a pensar no cachorro-quente bege claro e suculento, finalizado com uma linha vermelha de catchup. Mas, se você servisse cachorros-quentes vermelhos e os finalizasse com um catchup verde (que já esteve disponível em certa época), pode ficar surpreso ao descobrir que, depois de o olfato ter aguçado o apetite dos convidados ansiosos, as cores visuais terão um efeito direto sobre o paladar. Embora os cachorros-quentes vermelhos e o catchup verde tenham exatamente o sabor que o olfato antecipava, eles serão incapazes de superar a apresentação visual da comida. Servir os mesmos cachorros-quentes para pessoas vendadas vai fazer com que elas comam sem preocupação, porque sua imagem mental da apresentação da comida é adequada ao sabor esperado.

Como os restaurantes usam as cores

Os restaurantes muitas vezes podem acrescentar certas cores à decoração dos ambientes para aguçar nosso apetite. Vermelhos e laranjas são considerados estimulantes do paladar. Para aumentar o gasto médio de cada cliente em seu estabelecimento, restaurantes espertos aplicam vermelhos e laranjas às suas paredes e itens de decoração, esperando aumentar o apetite. Os enfeites da comida são outro jeito de tornar a apresentação de um prato mais atraente. As cores são frequentemente consideradas ao preparar certas receitas em restaurantes. A entrada é muitas vezes servida com um amido e um vegetal de uma cor que favoreça o amido e a entrada. Para uma apresentação ainda melhor, um enfeite colorido costuma ser adicionado ao prato. Não importa se o consumidor vai comer o acompanhamento ou os vegetais: a combinação correta de cores no prato torna a apresentação geral da entrada mais atraente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível