Gastronomia

Como misturar corantes alimentícios para formar cores diferentes

Escrito por eric jonas | Traduzido por fernanda lemi
Como misturar corantes alimentícios para formar cores diferentes

Crie lindas coberturas em tons pastéis misturando corante alimentício e glacê

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Um bolo bem decorado pode servir de um lindo centro de mesa para uma festa, e não há necessidade de se comprar corantes alimentícios em todas as cores do arco-íris para criar sua obra-prima de sobremesa. Você pode criar exatamente a cor que desejar misturando algumas cores básicas. Comece com as primárias e experimente diferentes combinações para chegar a cores perfeitas que combinem com sua próxima festa ou evento especial.

Outras pessoas estão lendo

Cores primárias

Aumente seu repertório de cores para decorar bolos misturando cores primárias para criar cores secundárias. Estas são feitas misturando partes iguais de diferentes cores primárias. Misture duas gotas de corante alimentício azul com duas gotas de corante vermelho para formar corante roxo. Combine duas gotas de corante vermelho com duas gotas de amarelo para formar corante laranja. Para fazer corante verde, misture duas gotas de amarelo com duas de azul.

Misture cores secundárias para criar cores terciárias

Para fazer um bolo que combine com qualquer paleta de cores, continue a misturar suas cores recém-criadas para obter outras. Para fazer corante verde-limão, misture três gotas do amarelo com uma gota do verde. Misturando duas gotas do verde com quatro do azul, você obterá verde-água. Combine três gotas do corante alimentício roxo com duas do azul para obter uma coloração azul-violeta. Ao misturar três gotas do corante roxo com duas do vermelho, você obterá um corante vermelho-violeta. Crie corante verde-amarelado com nove gotas do amarelo e uma do verde.

Marrom e preto

Glacê de chocolate às vezes é suficiente para servir como uma coloração marrom para decoração de bolos, porém em alguns casos é necessário um marrom mais claro. Misture duas gotas de corante alimentício vermelho e duas de verde para criar marrom escuro. Para clareá-lo a bege, adicione duas gotas de amarelo de cada vez. Continue misturando e adicionando mais amarelo até atingir o tom de marrom desejado. Para fazer corante preto, misture três gotas de azul, três de vermelho e duas de verde.

Claro, escuro e preto mais bonito

Quando você cria uma ótima cor, mas está escura demais para sua finalidade decorativa, você pode clarear o corante misturando um pouco de glacê branco. Esta também é uma ótima maneira de se fazer glacês em tons pastéis. Para escurecer o corante alimentício e obter uma cor mais profunda e forte, adicione um pouco de corante preto. No caso do glacê preto, às vezes, o corante líquido comum não irá escurecer tanto quanto o necessário; assim, comece com glacê de chocolate e adicione um pouco de corante preto em pó ou em gel. Não comece com glacê de baunilha, pois deixará um gosto amargo devido à quantidade necessária para escurecer.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media