×
Loading ...

Comidas maoris tradicionais

Os maori foram os primeiros colonizadores da Nova Zelândia e vivem na ilha há pelo menos 1.000 anos. Os ancestrais desse povo podem ter sido polinésios que migraram pelas ilhas do Pacífico Sul. A cultura maori é tradicionalmente distinta dos brancos neozelandeses e tem sua própria sociedade, costumes e comida. Hoje, eles representam cerca de 15% da população do país e sua língua é um dos idiomas oficiais, junto com o inglês.

Os maori foram os primeiros colonizadores da Nova Zelândia (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Plantas

Quando os maori chegaram na Nova Zelândia trouxeram com eles plantas tropicais para cultivo, como a batata doce (kumara na língua deles). As condições climáticas não eram ideais para o cultivo, então eles guardaram as kumara enterradas durante o inverno para viabilizar a atividade e também juntaram raízes, frutos, folhas e nozes. A kumara não cresceu na ilha sul, por isso os maori que se instalaram lá comiam os troncos, raízes e miolos de folhas verdes do pé de repolho, chamado por eles de ki.

Loading...

Aves e mamíferos

Apesar de descobrirem que a Nova Zelândia tinha pouco a oferecer em relação a animais mamíferos, eles suplementaram sua dieta com as muitas aves da ilha. A ave Moa, grande e que não levanta voo, foi caçada até ser extinta em torno de 1500. Os maori trouxeram ratos para a ilha como fonte de alimento e em algumas partes da ilha sul também caçaram e mataram focas para comer.

Métodos de cozimento

Muito das frutas e vegetais consumidos pelos maori eram comidos crus, mas eles também cozinhavam a carne e a kumara em um forno subterrâneo especial, conhecido como "hangi". Ele cozinha a carne usando pedras aquecidas em uma fogueira para criar fumaça. As pedras quentes são colocadas em um buraco, a comida é enrolada em um pano molhado ou outro material de proteção e tecidos e cobertores molhados são colocados sobre o buraco, que então é preenchido com terra e deixado por várias horas, até que a comida esteja pronta.

Hoje

Quem visitar o país hoje em dia pode experimentar a comida tradicional maori em vários festivais. Todos os anos, no mês de fevereiro, a cidade de Kawhia, na ilha norte, comemora o aniversário do tratado Waitangi, assinado entre os colonizadores ingleses e os chefes maori em 1840. Barracas de comida vendem comida maori preparada no estilo tradicional e moderno e grupos culturais se apresentam em um palco.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...