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Comidas mexicanas sem glúten

Atualizado em 23 julho, 2018

A maioria das comidas mexicanas tradicionais não contém glúten, principalmente se prepará-las em casa, desde o começo. Na verdade, os únicos itens que contêm glúten que são muito utilizados na culinária mexicana são as tortilhas de trigo. Além disso, se comprar comidas mexicanas preparadas ou processadas, verifique os rótulos com cuidado para ter a certeza de que não contém conservantes e aromatizantes com base de trigo como a lecitina, dextrina ou proteína vegetal hidrolizada.

A maioria das comidas mexicanas não contém glúten (Todd Warnock/Lifesize/Getty Images)

Produtos de miho

Os produtos de milho, muito utilizados na culinária mexicana, não contêm glúten. Os produtos mexicanos de milho incluem tortilhas, chips de tortilla, masa harina (usada na massa do tamale) e hominy. Apesar de o milho ser um grão, ele não tem a proteína conhecida como glúten presente em outros grãos como o trigo e a cevada. Sua falta de glúten torna-o inadequado para o preparo de pães fermentados, a não ser que seja usado em conjunto com a farinha de trigo. O milho é, no entanto, versátil e útil para outros propósitos incluindo sopas, ensopados e salsas.

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Feijão

Feijão, o alimento básico de proteína vegetal da culinária mexicana, não contém glúten. O feijão preto e o feijão rajado são os mais usados nos pratos mexicanos. Como as comidas enlatadas geralmente apresentam conservantes, que podem conter glúten, é melhor preparar os feijões em casa. Comece com feijões secos e os deixe de molho em água suficiente para cobri-los de um dia para o outro. Troque a água e coloque-os para ferver, abaixe o fogo e cozinhe-os sem tampar por uma hora ou duas, até estarem macios.

Salsa

A salsa é o condimento primário usado na comida mexicana. Não contém glúten, a não ser que compre uma salsa industrializada que contenha um conservante com glúten. Verifique os ingredientes nos rótulos da salsa e idealmente compre um tipo que tenha somente ingredientes que você reconheça o nome, como tomate, pimentão e vinagre. Para fazer salsa caseira, asse pimentões e tomates em no forno a 230 graus até que estejam macios mas não escuros. Remova os caules e amasse os tomates e pimentões junto com coentro, vinagre e sal.

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Referências

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