Comparação de custo por página: impressoras a jato de tinta e impressoras a laser

Escrito por douglas hassell Google | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comparação de custo por página: impressoras a jato de tinta e impressoras a laser
A decisão entre uma impressora a jato de tinta e uma impressora a laser geralmente se resume ao preço (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Escolher entre uma impressora a jato de tinta e uma impressora a laser geralmente se resume ao preço, mas também há a questão a longo prazo do custo por página. Mesmo depois de encontrar esse custo, há outras coisas que devem ser consideradas além dos números na hora de comprar uma impressora adequada a suas necessidades.

Outras pessoas estão lendo

Sobre impressoras a laser

A primeira impressora a laser comercial foi lançada em 1976; essas máquinas usavam um método semelhante ao de fotocopiadoras fabricadas na mesma época. A tinta seca, ou toner, usada para a impressão a laser é relativamente barata. As mpressoras a laser modernas, entretanto, incluem o tambor de transferência dentro do cartucho de toner, aumentanto o custo. A constante simplificação da produção associada a tecnologias mais eficientes diminui esse preço ao longo dos anos.

Sobre impressoras jato de tinta

Apenas alguns anos depois da produção das primeiras impressoras a laser, surgiram as impressoras a jato de tinta. O pigmento líquido usado nestas últimas é mais caro de se fabricar do que o toner, mas usa-se menos para fazer marcas similares no papel. Embora os cartuchos de tinta sejam mais baratos de se fabricar, ainda assim os cartuchos de alta capacidade não podem competir com a grande capacidade de um toner.

Custo e preço

No fim das contas, a escolha entre uma impressora a laser e uma a jato de tinta é uma combinação entre dois fatores: investimento inicial (preço por unidade) e custo com o tempo. As impressoras a laser geralmente são mais caras, mas o custo por página é menor, apesar de ter cartuchos mais caros. As que são a jato de tinta geralmente são mais baratas, mas tornam-se mais cara à medida que os cartuchos de tinta são repostos.

Necessidades de impressão

Outro fatos na comparação de custos é a tarefa que a impressora realizará. Formulários de negócios, memorandos e cartas são leves e custam bem menos em uma impressora laser, mesmo com um pouco de cor. Páginas inteiras coloridas serão caras, mas uma impressora a jato de tinta será mais fácil de repor quando quebrar.

Fórmula de custo por página

Ambos os tipos de impressora têm um "rendimento em páginas" listado em seus cartuchos de reposição -- trata-se de uma medida padrão de quantas páginas a unidade produz sem perder a qualidade. O custo por página é calculado da seguinte forma: custo do cartucho / rendimento em páginas = custo por página. Algumas embalagens mostram o custo por página já calculado.

Conclusões

Em uma análise de custo por página, as impressoras a laser geralmente estão à frente, mas as impressoras jato de tinta são mais baratas de comprar e repor. No final, trata-se de encontrar uma estratégia adequada a suas necessidades, tanto a curto quanto a longo prazo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível