Comparação entre RTMP e RTSP

Escrito por kevin lee | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comparação entre RTMP e RTSP
O "streaming media" pode ajudá-lo a assistir um concerto ao vivo enquanto você trabalha (Todd Warnock/Lifesize/Getty Images)

Você pode ter ouvido os termos "Video on Demand" (vídeo sob demanda) e "streaming media" enquanto navegava pela web. Esses termos se referem a tecnologias usadas para transferir conteúdo de áudio e vídeo desde um local remoto para o seu computador. RTMP e RTSP são duas dessas tecnologias. Os protocolos de comunicação RTMP e RTSP têm mais semelhanças do que diferenças e possibilitam a distribuição multimedia interativa em tempo real.

Outras pessoas estão lendo

Protocolos de comunicação

A palavra HTTP, vista em URLs, significa "Hypertext Transfer Protocol" ("Protocolo de transferência de hipertexto", em tradução livre). Um protocolo é um conjunto de regras que definem como os sistemas intercambiam informação e se comunicam. Os sites web distribuem conteúdo de hipertexto, áudio e vídeo usando esse protocolo. Todos os navegadores o suportam e não é preciso nenhum conhecimento especial para usá-lo. Coloque um documento HTML no seu servidor web e o resto da internet o verá. O vídeo transmitido através de HTTP carrega de forma progressiva em um navegador e você deve esperar que o processo se complete para assisti-lo. Para o streaming em tempo real, são precisos protocolos tais como RTMP e RTMS.

RTMP

A Adobe, distribuidora do reprodutor Flash, criou o RTMP para ajudar os servidores web a distribuir conteúdo sob demanda com latência baixa através da web de forma eficiente. A latência baixa é importante quando você quer assistir vídeo sem cortes no seu navegador. Os servidores RTMP, tais como o Flash Media Server, também suportam transmissões ao vivo de vídeo, áudio e outros tipos de dados. Se alguém perder a conexão à internet enquanto está vendo o conteúdo RTMP, o sistema poderá reconectar-se e continuar com a transmissão. Na hora de assistir a conteúdo em streaming, os usuários da internet gostam de vídeos que começam rápido e podem ser vistos sem cortes.

RTSP

Os desenvolvedores originalmente criaram a tecnologia sob demanda para permitir aos usuários assistir ao conteúdo com os controles "Reproduzir", "Pausar" e "Parar". RTSP, que também permite o streaming em tempo real, permite controlar a reprodução usando esses tipos de controles. Você pode até avançar para o final do vídeo sem ter que baixar o arquivo completo. A RealNetworks, criadora do Real Player, usava streaming de áudio e vídeo RTSP nos anos 1990. Os desenvolvedores também usam RTSP para serviços de mensagens instantâneas, software para videoconferência e outros tipos de aplicativos que requerem interação em tempo real.

Considerações

Você precisa de um servidor especial, como o Flash Media Server, para distribuir conteúdo de vídeo usando RTMP. Você pode usar o servidor para enviar dados para o Adobe Air e outros aplicativos da Adobe que suportam mídia em streaming. Embora o protocolo tenha sido criado pela Adobe, os desenvolvedores podem usá-lo nos seus próprios programas pois a empresa disponibilizou a tecnologia ao público. Uma desvantagem de usar RTMP e RTSP é a necessidade de servidores especiais. Muitos sites distribuem vídeo usando HTTP, mesmo que este protocolo ofereça apenas um "pseudo-streaming". No entanto, você poderá beneficiar-se do uso de RTMP ou RTSP se precisar oferecer vídeo a pedido em tempo real ou transmitir eventos ao vivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível