×
Loading ...

Qual é a diferença entre FTP e TFTP?

Um dos aplicativos originais na internet, o protocolo TFTP, fornece o método de transferência de arquivos mais simples de ser implementado. Já o protocolo FTP é mais complexo, pois suas especificações têm uma linguagem de programação específica. O software cliente FTP pode implementar os comandos de programação de qualquer maneira concebível para o programador. O servidor FTP reconhece e responde a implementação do cliente e tem diferentes graus de sucesso a essa exigência.

Os protocolos de transferência de arquivos da internet permitem que os usuários façam upload e download de arquivos de uma fonte externa (internet image by Photosani from Fotolia.com)

Tamanho máximo do arquivo

O protocolo TFTP originalmente limitava o tamanho do arquivo transferido a 32 MB. Alguns servidores TFTP mais antigos ainda podem ter esse limite, apesar do novo padrão, o RFC 2348, ter substituído as especificações antigas em 1998. Os servidores TFTP compatíveis com o RFC 2348 permitem a negociação do tamanho do bloco, possibilitando a transferência de até 4 GB. Esse limite pode ser ultrapassado se tanto o cliente quanto o servidor têm suporte para isso. Em contrapartida, a capacidade de transferência de arquivos de servidores FTP sempre foi ilimitada.

Loading...

Listagem do diretório

Os clientes TFTP não podem listar os arquivos disponíveis para transferência, mas os clientes FTP podem listar e navegar pelos diretórios contendo arquivos disponíveis para transferência.

Utilização da memória

O TFTP demanda pouca memória. As implementações TFTP inicializam clientes, roteadores e outros computadores sem precisar de dispositivos de armazenamento de dados. Os servidores FTP exigem memória para executar o software do servidor no PC, que funciona como host, e o software cliente em todos os demais. O tamanho varia de acordo com o software e depende das características fornecidas.

Autenticação do usuário

Os servidores TFTP não fornecem autenticação de usuário. Utilizar o TFTP como protocolo de transferência de arquivos requer uma rede privada ou um protocolo que fornece autenticação de usuário. Já o FTP sempre exige autenticação do usuário.

Relacionamento cliente e servidor

Ao utilizar o TFTP, ambos os computadores enviam e recebem pacotes. Se o computador A solicitar um arquivo do computador B usando o protocolo TFTP, o computador A enviará pacotes de confirmação e receberá pacotes de dados depois que a conexão for estabelecida. O computador B enviará pacotes de dados e receberá pacotes de confirmação. O FTP estabelece uma relação cliente-servidor; ele hospeda arquivos disponíveis para transferência. Os clientes FTP geralmente fazem o download de arquivos e, se tiverem os direitos necessários para isso, poderão fazer upload, apagar arquivos ou ambos.

Iniciação

O computador A, usando TFTP, envia uma solicitação para ler ou gravar um arquivo de computador. Dentro desse pedido está o número da porta que o computador B usará para enviar pacotes de dados quando a transação for estabelecida. O computador B aceita a solicitação enviando ao computador A o número da porta para receber os pacotes de confirmação. Esses pacotes de dados são de 512 B (Bytes) por projeto. Um pacote de dados menor do que isso marca o fim da transferência. O cliente e o servidor FTP negociam de acordo com as implementações de software instaladas nos respectivos computadores. O servidor autentica o usuário e estabelece uma conexão. A transferência de arquivos pode iniciar imediatamente ou o usuário poderá procurar um arquivo para baixar, dependendo da conexão definida.

Confirmação

O TFTP acusa o recebimento de cada pacote de dados antes de enviar o seguinte. Se a recepção não for reconhecida, o computador reenviará o pacote. O computador não consegue enviar o próximo pacote até que o anterior esteja confirmado. Já o FTP envia pacotes de dados simultaneamente. Dependendo do software, cinco ou mais pacotes simultâneos podem ser rastreados, aumentando drasticamente a velocidade de transferência.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...