Comparação de velocidade do processador AMD e Intel

Escrito por timothy machroli | Traduzido por eduardo duarte
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comparação de velocidade do processador AMD e Intel
Quão rápido é o seu processador? (cpu image by TEA from Fotolia.com)

À medida que o debate Intel versus AMD continua, a diferença entre as suas velocidades de clock pode ser um ponto de confusão para muitos usuários. Todos os processadores recebem uma classificação, conhecida como velocidade de clock, que designa o quão rápido o chip pode processar dados. Ao comparar as unidades centrais de processamento (CPUs), no entanto, uma velocidade de clock maior não significa necessariamente que o processador irá rodar mais rápido.

Outras pessoas estão lendo

Compreendendo as velocidades de CPU

A velocidade de um chip de processador é geralmente medida em megahertz (MHz), que designa um milhão de ciclos elétricos num segundo. Esta é, essencialmente, uma medida de quão rápido a CPU pode processar dados. Entretanto, este não é o único fator que deve ser levado em consideração quando se comparam as CPUs. Um fenômeno conhecido como "mito dos megahertz" pode ser enganoso.

Diferença na velocidade de clock

O mito dos megahertz é a crença de que a velocidade de clock é a única medida confiável de quão boa é a performance da CPU. Isso é frequêntemente um péssimo indicador do desempenho de um chip, pois a eficiência da CPU no tratamento dos pedidos é um indicador mais confiável de velocidade. Por exemplo, um chip AMD rodando a 3.0 Mhz é, na realidade, mais rápido que um chip Intel designado como 3,0 Mhz. Isto é devido aos chips da AMD serem capazes de rodarem a uma velocidade mais lenta de clock enquanto ainda estão sendo capazes de igualar o desempenho de um chip Intel avaliado em uma velocidade de clock superior.

Classificações AMD

Como resultado da discrepância entre as velocidades de clock, a AMD decidiu classificar os seus chips em números equivalentes às velocidades Intel. Por exemplo, um chip AMD que roda a 3,0 MHz pode, de fato, ser designado como 3,33 Mhz se ele corresponde ao desempenho de um chip Intel de 3,33 Mhz. Embora ajude a eliminar o mito de megahertz, isso pode criar ainda mais confusão sobre a verdadeira velocidade do chip.

Cache

Todos os chips de processador contém o que conhecemos como um cache, que permite a CPU acessar dados usados ​​recentemente para possibilitar trabalhar mais rápido e com maior eficiência. Assim, uma maior cache pode levar a um processador mais rápido. No entanto, isso nem sempre é verdade. Um cache rodando com metade da velocidade não é tão poderoso como um rodando a toda velocidade. Isto também pode ajudar a determinar a velocidade da CPU, bem como o quão eficiente ele cuida das tarefas.

O chip mais rápido

Por fim, determinar qual fabricante de chip é mais rápido, Intel ou AMD, é um ponto discutível. Ambas as empresas oferecem velocidades de ponta e avanços tecnológicos. Decidir qual chip usar, requer considerar diversos fatores e determinar qual irá funcionar melhor para o seu uso pessoal. Nenhum chip, não importa o quão rápido ele é executado, pode ser coroado como a melhor CPU disponível.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível