Comparativo entre os formatos MP3 e WMA

Escrito por brandon pierce | Traduzido por philipe oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comparativo entre os formatos MP3 e WMA
O MP3 e o WMA estão entre os formatos mais utilizados de compressão de áudio (mp3 #2 image by Val Thoermer from Fotolia.com)

MP3 e WMA são formatos de arquivos de áudio. Ambos são compressões da versão original da música ou da gravação de áudio. Cada formato possui vantagens e desvantagens, a qualidade entre MP3 e o WMA podem se diferir grandemente. O modo como você utilizará o arquivo de áudio irá determinar qual formato mais apropriado.

Outras pessoas estão lendo

MP3

A sigla MP3 significa Moving Pictures Expert Group, Audio Layer 3. Aprovado como um formato padrão de música em 1991, o formato MP3 é o mais usado pelos consumidores para a reprodução de música digital. O formato MP3 baseia-se na compressão da gravação da música original, tornando mais fácil de transferí-la e armazená-la sem sacrificar muito a qualidade. Um arquivo MP3 criado com taxa de 128 kilobits por segundo pode ser até 11 vezes menor do que a gravação original.

WMA

A sigla do formato WMA significa Windows Media Audio. Ele foi desenvolvido pela Microsoft como um formato para ser usado no Windows Media Player, o qual é um software que acompanha todas as versões comercializadas do sistema operacional Windows. Os arquivos WMA também usam algoritmos de compressão para criar versões menores de arquivos de áudio com a menor perda possível de qualidade. A Microsoft alega que, com a taxa de 128 kilobits por segundo, o formato WMA aproxima-se da qualidade de CD. Essa alegação é contestada por especialistas em áudio.

Diferenças na qualidade

Tanto o formato MP3 quanto o WMA são capazes de reproduzir áudio com qualidade próxima de CD. Porém, o formato MP3 consegue manter melhor fidelidade mesmo em conexões de Internet mais lentas. Isso explica o porquê que o formato MP3 se tornou padrão de áudio na Internet. Os arquivos WMA requerem maior largura de banda para criar a mesma fidelidade, por outro lado, o WMA exige menor processamento para decodificar e reproduzir a música.

Facilidade de uso

Os arquivos em MP3 são muito fáceis de serem transferidos para dispositivos móveis e de serem gravados em CD. Os CD players podem possuir o recurso de leitura de arquivos MP3, permitindo aos usuários gravarem discos de dados de arquivos MP3 e ouvi-los em seus rádios. Esse tipo de disco pode armazenar centenas de músicas, ao invés de estar limitado a um tempo de gravação de áudio. Já o WMA não pode ser facilmente convertido para outros formatos, devido ao seu processo de encriptação. Por esta razão, os arquivos WMA não são úteis para muito mais do que escutar em um computador pessoal ou laptop.

A constante mudança da indústria

Ambos os formatos, MP3 e WMA, são constantemente melhorados por empresas da informática. Os níveis de qualidade podem variar de acordo com as atualizações. O WMA pode se tornar superior ao MP3 depois de uma atualização, mas depois MP3 será atualizado também e voltará a ser o melhor formato. A concorrência promove as constantes melhoras em ambos formatos

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível