Mais
×

Como compor músicas sem saber tocar nenhum instrumento

Atualizado em 22 julho, 2017

Você poderia achar que saber tocar um instrumento, ou pelo menos ter algum conhecimento de teoria musical, seria essencial para compor música. E até pouco tempo atrás, você estaria certo. No entanto, o advento da era digital, especialmente com a criação de estações de trabalho de áudio e tecnologia de interface digital de instrumento musical (MIDI) grátis ou de baixo-custo, tornou possível a utilização do seu computador para a criação de trabalhos originais, mesmo que partituras sejam grego para você.

Instruções

Você pode compor músicas sem tocar nenhum instrumento (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Faça o download, instale e abra um programa DAW, como o Ableton Live, Audacity, Reason ou Sonar. Se você tiver um Mac, apenas abra o programa Garage Band incluso no seu computador. Até mesmo seu iPod e iPad tem acesso a programas de produção musical através da loja iTunes.

  2. Brinque com loops (trechos sonoros repetidos eletronicamente). Esses programas normalmente incluem um conjunto pré-programado de percussão, bateria e loops musicais; você também pode baixar loops adicionais de uma série de sites na internet. Tente cortar e emendar estes loops — misturando, combinando e sobrepondo um em cima do outro, usando as configurações no seu DAW para acelerá-los ou atrasá-los conforme você deseje. Não há nenhum atalho: você vai ter que brincar com estes loops para ter uma noção de como eles se encaixam na sua visão musical.

  3. Aprenda a usar a MIDI. Conexões MIDI permitem que músicos de computador recriem os sons de vários instrumentos — desde uma grande sinfonia a um calmo piano ou a um baixo — sem realmente tocá-los. Você pode usar a MIDI para colocar melodias ornamentadas ou simples sobre os loops já criados e empilhar cada faixa uma em cima da outra para fazer uma composição de assinatura.

Dicas

  • Unindo faixas MIDI você entenderá melhor o funcionamento da teoria musical — quais notas vão bem juntas e quais não combinam. Quanto mais você entender sobre teoria, mais fácil será compor.

O que você precisa

  • Computador
  • Software de estação de trabalho de áudio (DAW)
  • Conector MIDI
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article