Mais
×

Qual a composição química do detergente?

Atualizado em 23 março, 2017

Usamos detergentes como agentes de limpeza. Eles se dividem em duas categorias: sabões ou detergentes sintéticos. Ambos têm características químicas semelhantes que lhes permitem remover gordura e sujeira, dissolvendo-as em água.

Detergentes podem dividem-se em sabões ou detergentes sintéticos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Estrutura química

Uma molécula de detergente tem dois extremos. A extremidade hidrofóbica irá aderir ao óleo, mas não à água. A extremidade hidrófila se ligará com a água, mas não ao óleo.

Molécula do detergente sintético

Poliglucosídeos ou detergentes que trabalham em água dura, consistem de moléculas de glicose emparelhadas com cadeias laterais hidrofóbicas.

Molécula do sabão

Uma molécula de sabão é constituída por um ácido graxo de cadeia longa, que é submetido a uma reação com uma substância alcalina, um processo que fornece ao ácido uma extremidade hidrófila e uma extremidade hidrofóbica. O sabão não limpa bem na água dura, que tem produtos químicos que reagem com o sabão formando espuma.

Construtores do detergente

Os construtores dão aos detergentes sintéticos a capacidade de se dissolver em água dura, que contém moléculas carregadas ou íons que reagem com sabão, reduzindo a sua capacidade de limpeza. Construtores como polifosfatos ligam-se fortemente com os íons da água. Construtores como carbonato de sódio formam uma precipitação com os íons.

Ingredientes adicionais

Os sabões normalmente contêm fragrâncias, agentes corantes e até ingredientes à base de plantas. Detergentes sintéticos têm outros ingredientes, tais como alvejante, amaciantes de tecidos e agentes antirredeposição para prevenir o redepósito no solo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article