Computadores e eletrônicos

Como o computador processa informação?

Escrito por tiesha whatley | Traduzido por leandro fox

Outras pessoas estão lendo

Como o computador processa informação?

Assim como os humanos, computadores usam um cérebro para processar a informação

pc image by Dron from Fotolia.com

Introdução

Assim como os humanos, os computadores usam um cérebro para processar a informação. Para um computador, o cérebro é a unidade central de processamento (CPU), o chip que executa todos os programas. Ele fica na placa-mãe e se comunica com todos os outros componentes de hardware dentro do computador. Nada funciona sem antes passar pelo processador.

As 4 etapas de processamento de informação

Em cada programa de computador fica um conjunto de instruções. A CPU usa as instruções de como um guia para executar estes programas. Para determinar o que fazer com as instruções, o processador passa por quatro passos para garantir que o programa é executado sem erros. As quatro etapas são buscar, decodificar, executar e write-back.

Busca

A primeira coisa que precisa ser feito é o passo buscar. Quando o usuário faz um comando para abrir um programa, a CPU recebe o pedido e processa. Em seguida, recupera o programa desejado, acessando a memória do local do programa. Cada programa tem um número de contador, que é mapa que a CPU usa para localizar e obter mais instruções do programa.

Decodificação

Decodificação é a fase seguinte do processo. Quando a CPU busca um programa, não vê todos os aspectos gráficos que vemos. Tudo o que enxerga é o código de programação. Esse código deve ser decifrado em uma linguagem que o processador entenda. Existem literalmente centenas de diferentes linguagens de programação que são usadas para escrever programas de software. A CPU deve primeiro decidir em que língua o programa esta escrito e depois decodificá-lo para que compreenda as instruções que são mantidas dentro do código. O processo de decodificação é outra lista de passos. A CPU quebra o código para que le seja controlável. As partes que a CPU trabalha são as únicas que se comunicam diretamente com ela. O "opcode" (o que indica a ordem numérica do código) é usado para descobrir a ordem em que o código deve ser executado. Há momentos em que a CPU não pode interpretar o código sozinha; então usa um tradutor chamado de microprograma. Uma vez que o microprograma interpreta o código, envia as instruções de volta para a CPU em uma linguagem que ela entenda.

Execução

O próximo é o estágio de execução. Depois de encontrar a ordem numérica das instruções no código, a CPU está pronta para executá-los em ordem. O programa é carregado e preparado para o usuário. A partir do passo 1, todos os componentes necessários para que o programa funcione de forma eficiente são carregados usando o opcode e o microprograma, caso necessário.

Write-back

A fase de write-back é a final. Durante cada um dos passos anteriores, a CPU registra um feedback do processo. Isso é necessário caso aconteça um problema durante uma das etapas. Mesmo que tudo funcione como deveria, a CPU escreve o estado de volta na memória. Um exemplo disso é quando um erro faz com que o Windows não inicie corretamente. Depois que o computador for reiniciado, a CPU escreve o erro na memória. Quando o programa carrega novamente, a CPU carrega o feedback da última tentativa e exibe uma mensagem para o usuário. Então, é assim que um computador processa informações; seguindo os passos pré-definidos e instruções dentro de código de programação usando a CPU

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media