×
Loading ...

Como conectar um interruptor de fotocélula

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Interruptores de fotocélulas são tipicamente usados na iluminação exterior. Isto permite que a fonte de energia da luz para permaneça em todos os momentos. O interruptor de fotocélula, irá então acender a luz em um momento pré-determinado, geralmente ao anoitecer, e desligar quando o sol nasce. Energia deve ser sempre aplicada ao interruptor de fotocélula para que a parte da ativação do interruptor de luz consiga operar adequadamente. A fiação de uma fotocélula em um circuito de luz, pode ser realizada em um curto período de tempo, e você vai economizar dinheiro em sua conta de luz mensal.

Instruções

Como conectar um interruptor de fotocélula (light switch image by David Ng from Fotolia.com)

    Etapas

  1. Remova toda a energia elétrica da luminária ao ar livre que você está colocando a fotocélula para controle. Puxe a lâmpada da luminária.

    Loading...
  2. Use a chave de fenda e puxe a luminária da caixa elétrica. Remova os 2 conectores dos fios preto e branco que estão ligados à luminária e à fonte de alimentação. Posicione dispositivo elétrico em uma superfície plana, de modo que você possa instalar a fotocélula.

  3. Traga para fora o orifício de 1,27cm de diâmetro. Ele normalmente está localizado na parte da frente das luminárias exteriores. Posicione a ponta metálica da chave de fendas no orifício redondo. Golpeie a extremidade mais larga da chave de fenda com o alicate. A tampa metálica deverá abrir.

  4. Insira a ponta de metal rosqueada na fotocélula, através do furo que você acabou de fazer. Aperte o botão no lugar, rosqueando a porca pequena da parte traseira da luminária. Aperte a porca com o alicate.

  5. Observe que existem 3 fios que saem do interruptor fotocélula. O fio branco é o  neutro do switch; o preto é a energia principal que entra no interruptor fotocélula. O fio vermelho é o "switch"; fio proveniente da fotocélula.

  6. Conecte os fios na seguinte ordem. Use o alicate e torça conjuntamente todos os 3 fios brancos neutros, abrangendo as extremidades de cobre sem revestimento com a porca de fio. Conecte o fio preto do interruptor de fotocélula ao fio preto, a fonte de energia, que é proveniente da caixa elétrica a qual a instalação está presa. Torça os 2 fios juntos e cubra com um conector. Os últimos 2 fios para conectar serão o fio vermelho da fotocélula ao fio preto da luminária, em si. Novamente,  torça o par de fios juntos e cubra com um conector.

  7. Fixe a luminária à caixa elétrica. Substitua a lâmpada. Reenergize a energia para o equipamento. Ajuste a faixa de metal em frente a fotocélula para que a quantidade correta de luz que entre e ative o botão. Você pode ter que esperar até o anoitecer,  para ajustar a faixa de metal corretamente.

Loading...

Dicas

  • Siga todas as normas elétricas locais, sempre que lidar com quaisquer dispositivos elétricos.
  • Utilize apenas interruptores externos, para aplicações ao ar livre.

O que você precisa

  • Você vai precisar de:
  • Chave de fenda
  • Alicate
  • Interruptor externo de fotocélula
  • Conectores de fio

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...