×
Loading ...

Como colocar um ventilador de teto com controle remoto em um interruptor

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ventiladores de teto de controle remoto não são operados através de um interruptor. Se o receptor do sinal cair ou o controle falhar, o receptor deverá ser removido e o ventilador ligado diretamente a um interruptor. Se nenhum interruptor estiver disponível, será necessário instalar um novo. Para fazer a fiação de um ventilador de teto para um interruptor é necessário conhecimento elétrico básico.

Instruções

Mude um ventilador de teto de controle remoto a um interruptor (Ceiling Fan image by Towards Ithaca from Fotolia.com)
  1. Desligue o circuito elétrico do ventilador no quadro de luz.

    Loading...
  2. Retire o ventilador do seu apoio. Esse apoio é coberto por uma cúpula que fica perto do ventilador. A cúpula é presa ao apoio por dois ou mais parafusos. Remover essa peça dá acesso à fiação.

  3. Teste os fios com o voltímetro para confirmar que a eletricidade foi desligada corretamente. Encontre o conector que está fazendo o contato dos fios pretos e ponha um dos terminais do voltímetro dentro. Coloque o outro terminal do aparelho em qualquer metal dentro da caixa de junção do ventilador. Se a eletricidade foi corretamente desligada, não haverá medição. Uma caixa de junção é uma caixa de metal ou plástico onde se fazer as conexões elétricas.

  4. Retire os conectores elétricos que estejam fazendo o contato de fios na caixa de junção e remova o ventilador do suporte.

  5. Faça um buraco na parede para o interruptor. Trace uma linha ao redor de uma caixa de interruptor único e corte cuidadosamente com o serrote. Coloque o interruptor em um lugar conveniente para seu acionamento.

  6. Puxe um cabo não metálico de três fios do lugar do novo interruptor até a caixa de junção do ventilador. Deixe 15 cm de cabo exposto em ambas as pontas para fazer a fiação.

  7. Desencape os fios do cabo em ambas as pontas. Use um alicate expor os fios de cobre branco, preto e sem capa. Retire 1 cm da capa das pontas dos fios branco e preto em ambas as pontas.

  8. Puxe os fios para dentro da caixa do interruptor e encaixe-a na parede. Prenda a caixa na parede apertando os parafusos das abas laterais. Continue até que a caixa esteja firme na parede.

  9. Enrole fita isolante nos cabos brancos para que estes fiquem pretos nas duas pontas. Não "mude" a cor de nenhum outro fio, apenas o que foi puxado até a caixa de junção do ventilador.

  10. Instale o interruptor de uma posição na caixa colocada anteriormente. Enrole o fio preto dentro da caixa no parafuso do lado direito do interruptor. Enrole o fio branco envolvido pela fita isolante no outro parafuso do lado direito do interruptor. Enrole o fio "pelado" do cabo no parafuso verde (fio-terra).

  11. Aperte os três parafusos para fixá-los ao interruptor. Encaixe o interruptor em sua caixa e cubra a instalação com o espelho.

  12. Retire o receptor do seu ventilador removendo os conectores elétricos que estiverem fazendo a sua ligação. Encontre o receptor no topo do ventilador, que é uma caixinha preta ou branca que está ligada ao ventilador por três fios.

  13. Pendure o ventilador em seu apoio e reconecte os fios. Dentro da caixa de junção encontre o fio preto original e ligue-o ao novo fio preto com um conector elétrico laranja.

  14. Encontre o fio preto do ventilador de teto e o fio da luminária e use um conector vermelho para fazer a ligação destes dois fios ao fio branco envolvido em fita isolante. Encontre o fio branco do ventilador e conecte-o ao fio branco original da caixa de junção com um conector laranja. Acople os dois fios "pelados" ao fio-terra verde com um conector elétrico vermelho.

  15. Empurre toda a fiação na caixa de junção do ventilador e recoloque a cúpula. Ligue o circuito do ventilador no quadro de luz.

Loading...

Aviso

  • Verifique-se que a eletricidade da área em que irá trabalhar foi desconectada para evitar o risco de choque.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Voltímetro
  • Caixa simples de interruptor
  • Serrote
  • Cabo não metálico de três fios
  • Fita isolante
  • Interruptor de uma posição
  • Espelho de interruptor
  • Conectores elétricos vermelhos
  • Conectores elétricos laranjas

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...