Mais
×

Como configurar um registro PTR para uma busca DNS reversa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O Domain Naming Service (Sistema de Nomeação de Domínio ou DNS) é um serviço que mapeia os nomes de computadores em uma rede pelos seus endereços TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol)/(protocolo de controle de transmissão). Um registro PTR (apontador) é armazenado em uma zona de pesquisa reversa criada em um servidor DNS. O PTR mapeia os endereços TCP/IP conhecidos. Quando um programa reconhece o endereço TCP/IP de um computador e precisa encontrar o nome do host dele, é criada uma pesquisa de DNS reversa. O servidor DNS verifica a lista de registros PTR em sua zona de pesquisa procurando por um registro que mapeia o endereço TCP/IP e retorna o mapeamento do nome do host para o endereço de registro, no programa solicitante. A função SMTP (protocolo de transferência simples) dos servidores de e-mail do Microsoft Exchange usa pesquisas reversas. Os servidores do Microsoft Windows podem hospedar DNS nessas zonas de pesquisa reversas.

Instruções

As pesquisas na internet utilizam o serviço de DNS (hypertext transfer protocol image by Pei Ling Hoo from Fotolia.com)
  1. Clique em "Iniciar" e selecione "Ferramentas Administrativas". Selecione DNS na lista de ferramentas administrativas que aparecer. Isto irá abrir o DNS "snap-in", usando um console de gerenciamento do Microsoft (MMC).

  2. Localize o nome do seu servidor DNS na lista à esquerda do console. Clique na caixa de seleção ao lado do nome do servidor para expandir os componentes DNS configurados no servidor.

  3. Clique na caixa de seleção ao lado da pasta "Reverse Lookup Zones" (zonas de pesquisa reversa). Isto mostrará a lista de zonas de pesquisa reversa gerenciadas pelo servidor DNS.

  4. Clique com o botão direito do mouse na "Reverse Lookup Zone" (zona de pesquisa reversa) em que deseja criar o registro PTR. Isso vai exibir uma lista de opções. Selecione a opção "Other New Records" (outros registros novos).A janela "Resource Record Type" (tipo de registro de recurso) será aberta. Selecione "Pointer (PTR)" a partir da lista de tipos de registro, em seguida, clique em "Create Record" (criar registro). Isso abrirá a janela "New Resource Record" (novo registro de recurso).

  5. Digite o endereço TCP/IP no campo de texto "Host IP Address" (endereço de IP do host). Isso criará automaticamente um nome de domínio totalmente qualificado (FQDN) para o registro. Digite o nome do host do computador que mapeia para o endereço TCP/IP, no campo "Host name" (nome do host). Clique em "OK" para retornar à janela "Resource Record Type" (tipo de registro de recurso).

  6. Clique no botão "Done" (concluído) para criar o registro na zona de pesquisa reversa de DNS. As consultas de endereço TCP/IP na zona de pesquisa reversa retornarão o nome do computador host.

Dicas

  • Use o botão "Browse" (procurar) para localizar e selecionar o nome do computador host, no passo 5. Fazendo assim, você não errará a digitação do nome.

O que você precisa

  • Servidor DNS da Microsoft com uma zona de pesquisa reversa
  • Endereço TCP/IP do computador
  • Nome do computador host
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article