Como conseguir trabalho no exterior

Escrito por andrea nicole | Traduzido por diego morais
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como conseguir trabalho no exterior
É indispensável o visto específico de trabalho caso planeje obter um trabalho no exterior (passeport image by Loic LUCIDE from Fotolia.com)

Trabalhar no exterior pode ser um trunfo para o desenvolvimento da sua carreira profissional, como também, um crescimento pessoal no que diz respeito à aprendizagem e experiência. Muitas pessoas escolhem mudar para outro país e trabalhar de forma temporária ou permanentemente. A decisão de expatriação não deve ser tomada sem bastante reflexão, visto que é necessário um algo grau de preparação e ajuste para ser bem sucedido nesse empreendimento. Além disso, você pode escolher trabalhar no exterior durante suas viagens, o que pode ser uma opção caso tenha o tipo certo de visto de visitante.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Delineie suas expectativas em relação ao trabalho no exterior. Decida por quanto tempo deseja trabalhar, em quais países consideraria trabalhar e se deseja obter um emprego na sua carreira atual ou tentar algo diferente. Todos esses fatores afetarão o tipo de visto que deve solicitar e o tipo de trabalhar que irá procurar.

  2. 2

    Pesquise por diferentes opções de vistos para trabalhadores estrangeiros em cada um dos países de seu interesse. Caso sua empresa atual tenha uma filial no exterior, converse com o departamento de recursos humanos sobre uma possível transferência. Você deverá obter um visto que lhe permita trabalhar legalmente antes de proceder ou encontrar uma empresa que patrocine sua migração para outro país com intenções de trabalho.

  3. 3

    Decida em qual país quer trabalhar e faça uma pequena lista de vistos que esteja apto a obter. Não é necessário que encontre um trabalho antes de se mudar, mas isso dependerá do tipo de visto de trabalho para o qual esteja aplicando. Caso o visto requeira que encontre um trabalho antes de ir, já comece a pesquisar por empresas.

  4. 4

    Procure online por vagas de empregos disponíveis no exterior usando ferramentas de pesquisa ou na lista de posições abertas na empresa ou contrate um recrutador especializado em contratações internacionais. Prepare seu currículo e envie aos recrutadores ou candidate-se ao trabalho que esteja interessado. Se o tipo de trabalho que deseja solicita que obtenha o visto primeiramente, contate o consulado ou embaixada do país para o qual deseja se mudar e candidate-se ao visto seguindo os procedimentos de inscrição e outros pedidos do país de destino.

  5. 5

    Espero pela resposta de sua candidatura. Pode ser que seja solicitado a participar de entrevistas pelo telefone ou viajar até o país para ser entrevistado. Assim que receber uma oferta de trabalho e seu visto ter sido aceito, já poderá se preparar para mudar de país.

Dicas & Advertências

  • Muitos países oferecem permissões e vistos de trabalho para curtos períodos, tal como vistos de trabalhos de férias. Esse tipo é muito comum para jovens que desejam trabalhar por pequenos períodos para custear a viagem ou para ganharem experiência particular e significativa de trabalho exterior. É importante fazer pesquisas antes de decidir se mudar, porque esse processo pode ser caro e levar bastante tempo.
  • Jamais trabalhe em um país no exterior sem obter permissão ou visto necessários. Isso é uma prática ilegal na maioria dos países e pode resultar na sua deportação ou outras penalidades, incluindo períodos de exclusão do país. Caso seja banido de um local, isso pode ser informado no seu passaporte ou documentação de viagem, impedindo-lhe de conseguir visto em outro país.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível