×
Loading ...

Como escrever uma carta de solicitação de ausência

Atualizado em 23 março, 2017

As pessoas normalmente escrevem cartas de solicitação de ausência por vários motivos no trabalho. Essa carta normalmente é escrita para solicitar a ausência do trabalho devido a um motivo pessoal, de saúde ou familiar. Ao escrever uma carta desse tipo, use um palavras simples e diretas. Mantenha a carta breve e clara, explicando seu propósito, o motivo da ausência e o tempo necessário. A maioria dos funcionários discute sobre o assunto com o chefe antes de escrever a carta, que é guardada no arquivo pessoal do funcionário.

Instruções

Uma solicitação de ausência é usada como uma documentação para uma licença do funcionário (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Direcione a carta ao seu supervisor ou gerente. Comece a carta com "Prezado," seguido pelo nome da pessoa. Inclua o cargo da pessoa, se necessário.

    Loading...
  2. Informe o propósito da carta, que deve informar que você está solicitando ausentar-se do trabalho. Diga claramente na carta que a ausência será necessária e lembre o gerente que a ausência foi previamente discutida.

  3. Informe as datas de ausência. Após solicitar o período de licença, informe as datas exatas, do primeiro dia até a data esperada de retorno.

  4. Descreva o motivo. Faça uma descrição detalhada da razão principal da ausência. Se for para que possa cuidar de um parente doente, informe todos os detalhes, assim como o parentesco da pessoa doente em relação a você. Muitos empregadores são flexíveis ao conceder a licença, se o motivo for válido.

  5. Faça uma recomendação sobre como seu trabalho poderá ser feito. Sugira alguém na empresa para fazer seu trabalho. Certifique-se de discutir previamente com a pessoa antes de oferecer seus serviços ao chefe. Ofereça-se para atender telefonemas e fazer algumas tarefas em casa, se for possível.

  6. Diga a data prevista do seu retorno. Inclua uma frase, com "Voltarei ao trabalho em...", seguida pela data acordada.

  7. Assine a carta. Agradeça ao empregador por concordar com a licença e conclua com "Atenciosamente," seguido por seu nome.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...